Casa da Criança Dr. João Moura

Onde houver o bem a fazer que se faça

Profile

Casa Maternal, esse foi o primeiro nome dado a Casa, em 1947, pelas irmãs do médico Drº João Virginio de Moura, já que ele tinha um desejo de criar um hospital infantil e, no ano de 1954 as irmãs franciscanas hospitaleiras, tomaram conta da casa e nomearam de Casa da Criança Drº João Moura, por atender crianças em geral, tendo assim como missão acolher crianças carentes das principais comunidades carentes de Campina Grande, pedregral, tambor e etc.

A Casa da Criança Drº João Moura, atende atualmente 200 crianças de famílias com histórico problemático e de grande vulnerabilidade social vindas dos principais humildes bairros da cidade de Campina Grande (Pedegral, Tambor, Becos…), A casa tem como objetivo dar assistência social as crianças dessas famílias carentes, em regime de Abrigo-semi aberto, funcionando em horário integral. A Casa também realiza trabalhos juntos com as famílias das crianças com ações socio-educativas. Seguindo o princípios básico da constituição brasileira, ECA, Estatuto da Criança e do adolescente no que diz respeito aos Direitos e Deveres, as crianças têm a oportunidade de desenvolver em livre mente sua própria personalidade para se tornarem cidadãos responsáveis e assim construir um amanhã melhor.

Endereço
Rua: Drº João Moura,487 – Bairro São José, Campina Grande, Paraiba
Coordenação
Maria Betânia de Souza
Contato
0055 83 3321-3629
0055 83 99372-3547

Photos

Our progress

208

Crianças

158

Famílias

62

atendimentos em saúde

Mission statement

Considerai como perdido o dia que não tiverdes praticado um ato de caridade.

Irmã Aldete

A Casa da Criança Drº João Moura, fica localizada no Bairro São José, na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, região Nordeste, bem como um dos maiores polos tecnológicos da América Latina sua população é de 402 912 habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa da Paraíba, Campina Grande possui um PIB de 5,339 bilhões de reais, As principais atividades econômicas do município de Campina Grande são: extração mineral; de beneficiamento e de desenvolvimento de software; comércio varejista,culturas agrícolas; pecuária; indústrias de transformação, atacadista e serviços. O município é grande produtor de software para exportação. A posição privilegiada de Campina Grande contribui para que seja um centro distribuidor e receptor de matéria-prima e mão-de-obra de vários estados. Campina Grande tem grande proximidade com três capitais brasileiras: Natal, João Pessoa e Recife. Além disso, dentro do próprio estado, situa-se no cruzamento entre a BR-230 e a BR-104, mas com tudo isso, a cidade enfrenta seus problemas sociais e pensando nisso, a casa da criança atende os principais bairros carentes da cidade, principalmente os que estão ao entorno da instituição, como : Tambor, Pedegral e Becos, esses bairros são caracterizadas pela falta de infraestrutura, no bairro vive um grande número dos atendidos da Casa, que estão na linha da desigualdade social. As crianças que participam da organização, atualmente vivem apenas com um de seus genitores ou até mesmo outra pessoa da família. A maioria desses problemas é ocasionado por problemas graves, como, álcool, violência doméstica e até mesmo, depressão a doença do século XXI, colocando assim a estrutura familiar em risco.

 

Pensando em todos os problemas sociais, a Casa da Criança, realiza atividades que visa à transformação social, tais como: Contribuir com a formação educacional destas crianças; Contribuir na diminuição dos índices de desnutrição de crianças que vivem em precárias condições de moradia, saneamento e nutrição; Acionar os órgãos de defesa dos direitos da criança (MP, Conselho Tutelar, CREAS), nos casos identificados pela equipe desta instituição, como violação de direitos; Acionar, caso seja necessário, o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte – PPCAAM, que estão sofrendo ameaças de morte, assim como sua família. Contribuir na preservação dos vínculos familiares e comunitários; Realizar atividades de cunho educativo com as famílias destas crianças; Garantir o atendimento dos direitos fundamentais destas crianças, como: alimentação, saúde, educação e higiene pessoal, dentre outros, conforme preconiza o ECA;
Assegurar estratégias e ações que favoreçam os mecanismos de controle social e a mobilização da opinião pública, acerca dos gastos executados pela Entidade. A mudança na vida de cada criança é vista imediatamente, pois as crianças já saem preparado para o ensino fundamental, mudam seus comportamentos em casa, além da mudança na própria família, que começar a tratar seus filhos com mais amor e carinho, a Casa é vista como um instrumento importante na sociedade campinense, como transformador social.