Search
Close this search box.

Projeto ABC dos Direitos Humanos

Promovendo Segurança Alimentar, Direitos Humanos e Participação Política para uma sociedade mais justa e sustentável

A Rede SoliVida, em colaboração com suas instituições parceiras, a Cáritas Diocesana de Floriano (PI) e o Centro dos Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu-CDH (RJ), realizou no mês de julho/2023 os seminários de lançamento do Projeto ABC dos Direitos Humanos, sendo um realizado pelo CDH (8) e o outro pela Cáritas Diocesana de Floriano (13).

O objetivo do Projeto é promover a segurança alimentar, os direitos humanos, a participação política e a sustentabilidade nas comunidades atendidas. O ABC dos Direitos Humanos inclui ações significativas de educação de lideranças nas comunidades atendidas tanto nas áreas de produção e conservação de alimentos como em questões sociopolíticas como violações dos direitos humanos e mediação de conflitos. Para o alcance dos objetivos está prevista a instalação de hortas comunitárias e hortas caseiras, viveiros para a produção de mudas, espaços de produzir substrato e uma cozinha para processar alimentos que através de um centro de coordenação serão distribuídos para comunidades e instituições. A ideia é que para além da segurança alimentar, também haja um trabalho para diminuir o desperdiço de alimentos. Através do reflorestamento de espaços públicos e da participação de eventos o projeto trabalha a sensibilização da sociedade nas questões de preservação de ecossistema, bem viver em espaços urbanos e rurais. Durante os Seminários foram abordados temas de relevância para o Projeto e que demonstram o compromisso da Rede SoliVida e parceiros em buscar soluções para as questões críticas a que estão submetidas as comunidades as quais assistem.

Os eventos contaram com a participação de diversas instituições e grupos ligados às temáticas, com destaque para os beneficiários diretos do projeto e vários grupos de pequenos produtores da agricultura familiar, tanto no município de Floriano, quanto em Nova Iguaçu.

Os seminários regionais de lançamento representam uma etapa importante na divulgação e mobilização do projeto, enfatizando a relevância desse esforço colaborativo entre as parcerias estabelecidas das organizações envolvidas. Mudar o cenário atual das desigualdades é esforço conjunto de união a fim de que possamos promover uma sociedade mais justa e equitativa, com ênfase na segurança alimentar, nos direitos humanos, na sustentabilidade e na preservação ambiental.

Faça sua doação e ajude o projeto Soli Vida