Pesquisar
Close this search box.

[:pb]XIX Encontro da Rede Solivida[:]

[:pb]Violência em todas as suas formas é tema do XIX Encontro da Rede Solivida.

K1600_g128

Chegou 2018 e com ele a mais uma edição do encontro da Rede Solivida que foi realizado com as entidades que compõem a Rede, o encontro aconteceu entre os dias 16 e 18 desse mês, as organizações se reuniram no município de Floriano, no Piauí para mais um encontro formativo.

Desta vez o tema refletiu sobre a Campanha da Fraternidade 2018, com a proposta de debater a “Violência em todas as suas formas – violência, território e cidadania” o encontro aconteceu no Casa João XXIII, no centro diocesano de Floriano, no Piauí onde os representantes das organizações se reuniram e juntos refletiram sobre essa problemática, que abrange todas as organizações.

K1600__MG_9847

Para facilitar a reflexão, a Rede contou com o apoio de Fransérgio Gulart, do Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, que iniciou sua palestra apresentando conceitos sobre violência. Se propôs a mostrar reflexões da instituição para orientar os Trabalhos de Grupo, ele discutiu a possibilidade de uma denúncia profética da violência e citou a passagem bíblica presente no texto base da Campanha da Fraternidade 2018, Amós 6:3-6 e pontuou a necessidade de fazermos perguntas sobre a noção de desenvolvimento e fez um convite a resinificarmos o conceito de paz.

Em seguida os grupos foram divididos entre urbano e rural e expuseram na plenária o resultado do mapeamento que realizaram sobre as violências com as quais lidam em suas áreas de atuação, mostrando ainda como fazem para combater e como trabalham com seus atendidos em diferentes regiões.

O encontro continuou após o almoço, com a participação de José Wellington Barbosa da Silva de Campina Grande, Paraíba, da Comissão Pastoral da Terra, onde usou o espaço para expor um histórico sobre o processo de colonização do Brasil e a luta pela reforma agrária, demonstrando como o projeto de Brasil tem como fator estruturante a violência contra os negros, os indígenas, as mulheres e os pobres.

Conclui sua participação explicando que os conflitos no campo aumentaram em cada região proporcionalmente ao avanço do agro-hidro negócio, em seguida os participantes refletiram e debateram sobre a temática, levando em consideração o combate a violência, foi um momento de troca de experiências e de muito aprendizado. O encontro ainda levou os representantes a refletir sobre grupos de trabalhos que precisam ser criados para melhorar e dá qualidade a rede de parceiros Solivida. O grupo de comunicação mostrou os resultados do trabalho desenvolvidos nos últimos meses, além de falar das próximas pautas a serem cumpridas.

O XIX encontro da Rede solivida encerrou no domingo (18), com resultados e avaliações dos projetos desenvolvidos em parceria com entidades alemãs e com a mensagem de incentivo do bispo de Floriano (PI), Dom  ‎Edivalter Andrade, que concluiu o encontro dizendo “ Deus abençoa a missão de vocês, temos que ser como grão de trigo que desaparece para poder os frutos nascerem, que cada um de vocês sejam sal e luz no mundo e não se cansem da missão”, concluiu.

[:]

Faça sua doação e ajude o projeto Soli Vida

Olá, como posso ajudar?