“Sem usar muita cultura e usar as plantas dos jardins verticais, preparei uma salada, fiz um feijoão, um arroz … sem muita gordura. E assim o projeto foi desenvolvido até atingir o ponto atual” disse Demetrius. Com essa certeza a Comunidade dos Pequenos Profetas do Recife deu início ao projeto de Gastronomia dentro da organização. A CPP desejava que os assistidos pelos projetos da organização se alimentassem de forma mais saudável e gostosa!
A Comunidade dos Pequenos Profetas é um projeto social que nasceu na cidade do Recife, no estado de Pernambuco, como uma forma de criar experiências que ajudassem a proteger crianças e adolescentes em situação de rua. Crianças e adolescentes vítimas de diversas formas de maus tratos encontram nesse projeto uma rota de fuga, uma alternativa para a vida nas ruas, um espaço de acolhimento.
O projeto de Gastronomia nasceu por meio de Demetrius que também é formado em gastronomia. Para ele é clara a importância da comida como uma ferramenta para a transformação social: “Através da comida as pessoas se inter-relacionam, elas têm mais contato entre elas, elas se abrem … é um momento que as famílias se juntam e compartilham”. Em uma entrevista para o jornal El Pais, Demtrius disse que o projeto começou com as famílias dos atendidos, quando ele foi até a casa de alguns e preparou refeições saudáveis, atraentes e saborosas: “sem usar muita cultura e usar as plantas dos jardins verticais, preparei uma salada, fiz um feijoão, um arroz … sem muita gordura. E assim o projeto foi desenvolvido até atingir o ponto atual “.
Ainda para o El País, Demetrius fala que a gastronomia é uma arma social muito poderosa, que queria criar um projeto que servisse tanto para oferecer treinamento e alimentar os jovens, ensinando-lhes as diretrizes de uma dieta saudável como também, ao mesmo tempo, educar e capacitar as famílias para que esses padrões de alimentação também se estenderia ao seu círculo mais próximo. “É uma tecnologia social”, diz Demetrius, “porque é barata, simples e tem impacto global”.
A gastronomia é fundamental para a transformação social, pois a alimentação saudável ajuda no bem estar dos jovens, como João que tem 15 anos e após participar das aulas de gastronomia na CPP tem sentido vontade de investir na culinária como modo de vida: “Quero ser chef e viajar pelo mundo todo, mas não cozinho para os ricos, quero cozinhar para as pessoas normais”, afirma com segurança.
Para a direção da organização, os resultados são positivos, pois está envolvendo toda a comunidade do bairro São José, no centro do Recife. O interesse da grande maioria dos assistidos pelo projeto em viver da gastronomia é um indicativo de que uma transformação real está acontecendo na vida dessas famílias.