O Centro Educacional Popular Saber Viver está localizado na Ilha de Deus, comunidade com aproximadamente duas mil pessoas às margens de manguezais e mais de vinte mil pessoas do outro lado dos rios que separam a IIha do continente por uma única ponte. Muitas dessas pessoas são atendidas pelos projetos sociais na Ilha de Deus e para garantir a sustentabilidade do projeto contamos com a colaboração dos moradores, parceiros privados e demais voluntários. A principal geração de renda para os habitantes é através de fabricação e venda de artesanatos feitos com materiais de resíduos sólidos reciclados e recolhidos pelos próprios moradores (como, por exemplo, garrafas plásticas), venda de mariscos e realização de passeios para turistas dentro do parque dos manguezais e rios da Ilha de Deus. Os turistas se hospedam em nosso Hostel Social Saber Viver, onde também desenvolvem atividades que promovem a sustentabilidade.
VISÃO
Formar cidadãos através da educação, formação cultural, (Dança e Teatro), e contribuir para o desenvolvimento de uma consciência ecológica mundial utilizando a cultura e arte como ferramentas em projetos sociais voltado para o meio ambiente com sustentabilidade em apoio às crianças e jovens de comunidade carentes.
VALORES
Preservação de valores familiares, fortalecimento de vínculos, honestidade, transparência e coerência em nossas ações e relações, respeito pela diversidade social, cultural, ambiental e econômica, valorização e reconhecimento de sua complexidade.
O projeto está ativo e realizando atendimentos a população carente da Ilha de Deus e entorno. São objetivos do Centro Educacional Popular Saber Viver:
1. Acolher de maneira sistemática as crianças e adolescentes, independente de sexo, raça/etnia e religião;
2. Educar para vida, promovendo cursos qualificados de iniciação profissional;
3. Desenvolver oficinas educativas e culturais, tais como: dança popular, música, teatro, experiências audiovisuais, escolinha de futebol, xadrez, capoeira, leitura, fabricação de pão e vassoura, artesanato, incentivando-os no resgate e valorização da cultura popular;
4. Promover eventos, espetáculos e concursos de acordo com a época, resgatando a história de luta da comunidade e o fortalecimento da organização popular;
5. Prestar serviços de assistência social e pedagógica para crianças, adolescentes e familiares.