Pesquisar
Close this search box.

ONGS PARAIBANAS CELEBRAM PROJETO COM FEIRA CULTURAL E SEMINÁRIO

Conexão Solidária

Com o objetivo de visibilizar as ações desenvolvidas no primeiro ano do Conexão Solidária, as instituições participantes do projeto realizarão no dia 01 de julho, a partir das 7h, na Praça Clementino Procópio em Campina Grande/PB, uma grande feira para comercialização de artesanatos diversos, produtos agrícolas, com atendimento de terapias holísticas e apresentações culturais. O momento será uma grande celebração do trabalho em rede das ONGs paraibanas.

Nesse primeiro ano do Conexão Solidária, já se observa nas instituições urbanas e rurais, o crescimento na autoestima das mulheres ao aprenderem uma nova profissão, o reconhecimento das instituições que já desenvolvia um importante trabalho nas suas comunidades, mas não conseguiam visibilizar suas ações, além do fortalecimento das feiras agroecológicas possibilitando a grande população o acesso a terapias holísticas e as farmácias de medicamentos naturais.

Ao analisar os 12 meses de execução do projeto, Rogério Oliveira, um dos coordenadores, salientou que é possível notar que o principal legado do Conexão Solidária será a consolidação da importância do trabalho em rede e o fortalecimento das 10 instituições participantes.

“O Conexão Solidária tem contribuído para dar mais visibilidade ao trabalho em rede desenvolvido na Paraíba com ações que fortalecem a geração de renda, em especial para mulheres, uma vez que tem permitido às famílias um maior acesso aos benefícios da agroecologia, oportunizando uma alimentação mais justa nesse momento difícil em que se encontra o nosso país. Acredito que mesmo com a finalização do financiamento, as pessoas e as instituições que participam do projeto sairão fortalecidas e estimuladas a seguirem em seus propósitos.”, ressalta.

Após a feira cultural, no dia 02 de julho, as 10 instituições participarão de um Seminário para apresentar dados das ações desenvolvidas, com o tema “Diálogo Urbano-Rural e Sustentabilidade”, o evento acontecerá na Casa da Criança Dr. João Moura e trará uma discussão sobre a relação do campo com a cidade e as possíveis estratégias para um crescimento sustentável.

CONEXÃO SOLIDÁRIA

Desenvolvido por instituições da zona urbana e rural da Paraíba, o Conexão Solidária busca trabalhar o consumo consciente, estratégias de comercialização para pequenos agricultores, valorização da produção regional, cooperação suprarregional, conectando as regiões da Mata, Agreste e Sertão.

O Conexão Solidária é um projeto desenvolvido pela Rede SoliVida com o apoio do Ministério Federal Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) e da ONG alemã Aktionskreis Pater Beda.

Redação: Danielle Antão
Revisão: Edmar Soares

Faça sua doação e ajude o projeto Soli Vida