Pesquisar
Close this search box.

LIVE serTÃO JOVEM

A juventude do campo à cidade em tempos de pandemia comunicando e informando através das lives

O Brasil como outros países do mundo está imerso na pandemia do coronavírus, a qual vem cada vez mais provocando mudanças substanciais em todos os segmentos sociais, fazendo com que os mais necessitados tenham uma maior relevância de impacto. Vários setores da sociedade padecem neste momento e muitas pessoas sofrem com os efeitos nefastos causados pela Covid-19. Tentando mitigar esses impactos e com a perspectiva de ouvir os jovens, a Rede Solivida, realizou uma sequência de Lives, como uma proposta de conscientização, informação e entretenimento para a juventude em meio ao cenário que estamos vivendo.

A sequência de 12 lives exibidas aos sábados, no youtube e facebook , atingiu um público bem diversificado cumprindo o objetivo de tirar a juventude da sua zona de conforto e da mesmice bem como mostrar a realidade de cada lugar e trocar experiências entre Brasil e Alemanha nesses tempos de mudanças devido ao novo coronavírus. Ao produzirem conteúdos e participarem de todo o processo, jovens assistidos pelas organizações parceiras da Rede e de amigos da Alemanha, puderam opinar acerca de temas importantes na sociedade que vive diversos danos causados pela pandemia, tais como: depressão, desemprego, falta de oportunidades, entre tantos outros.

A Live “SerTÃO Jovem, do Campo à Cidade”, trouxe uma troca de experiências importantes – “Participar da Live para mim, foi ótima, saber como está a pandemia na Alemanha e poder interagir com outros jovens, me fez perceber o quanto é bom ser jovem e ser reconhecida”, afirmou Tais da Associação Frei Gregório.

Um tema bastante debatido foi em relação à educação nesse tempo, de como está sendo estudar de forma remota e as dificuldades que muitos enfrentam não só no tocante a essa nova metodologia como também em relação ao acesso a internet ou a falta dela e do computador, o que tem prejudicado uma parcela considerável dos estudantes e como estão fazendo para minimizar esse problema. Educação é um direito de todo ser humano.

Outro tema escolhido para discussão foi sobre a credibilidade das informações repassadas nos meios de comunicação e as fake news que aumentaram nessa pandemia, fazendo com que os jovens ficassem ou se sentissem perdidos, sem saber em quem confiar. Como mostra a pesquisa do IBGE, 65% dos jovens afirmam acreditar nos sites oficiais de informação, Para 47% as notícias da TV são importantes e 37% acreditam nos sites de notícia, Rádios e campanhas de TV ou internet possui adesão de 25 % e 26% respectivamente, Campanhas nas ruas convencem a 19% dos jovens, podcast a 16% e panfletos nas ruas 17%. Canais do youtube está com 11% de credibilidade, facebook e instagram tem 5% de crença e mensagens de WhatsApp amarga a lanterna com 3% de credibilidade. Outra coisa que essa pesquisa mostra é que apenas 91% sabem e tem conhecimento sobre o COVID-19, 86% sabem sobre as formas de transmissão e contágio e 74% sobre os sintomas da doença. 72% sabem sobre medidas de controle e 63% sobre a propagação dos casos no Brasil. 6 em cada 10 sabem sobre os casos no mundo, enquanto somente menos da metade, 46%, sabe sobre os locais de atendimento caso peguem a Covid-19. Apenas quatro em cada dez sabe como é o tratamento.

É notório a necessidade de um canal de comunicação aonde os jovens possam receber cada vez mais notícias com credibilidade, pois a pandemia do Fake News acabou criando uma geração desconfiada que busca a veracidade dos fatos em diversos lugares, para poder acreditar.

Foi também com essa preocupação que a Rede Solivida trouxe as lives, para servir como um meio de informação, fazendo com que os jovens aprendessem mais sobre a pandemia, e com a realidade do outro. SerTão jovem , do campo à cidade foi o reflexo de uma juventude preocupada com a sociedade, preocupada em resgatar o próximo e com a missão de ser jovens honestos e que vestem a camisa do social, jovens que lutam para uma sociedade mais justa com direitos iguais para todos, fazendo com que a nossa juventude tenha direito a uma comunicação segura e uma educação social de qualidade, pois juntos podemos transformar a realidade de uma pandemia estrutural e social.

Texto: Esthevão Viana e Hércilia Menezes

Faça sua doação e ajude o projeto Soli Vida