Pesquisar
Close this search box.

XXII ENCONTRO DA REDE SOLIVIDA

“Organização da Sociedade Civil frente à Conjuntura Política Atual”

 O XXII Encontro da Rede Solivida, na cidade de João Pessoa-PB, aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de março e propôs uma reflexão sobre a atual conjuntura política vivenciada no País e o papel das organizações da sociedade civil frente aos últimos acontecimentos que vêm impactando a vida de todos os brasileiros. Na atual conjuntura, vivenciamos uma regressão dos direitos e destruição do legado das conquistas históricas do nosso povo.

Em bate-papo com Frei Anastácio, Deputado Federal eleito pelo Partido dos Trabalhadores, representantes das entidades discutiram suas impressões sobre o atual cenário político, a proposta da reforma da previdência e a medida provisória nº 871 publicada em edição extra do Diário Oficial, em janeiro de 2019, pelo Presidente Jair Bolsonaro. A medida possui 34 artigos que trata dos benefícios por incapacidade, implementando também uma série de alterações nas regras de concessão de benefícios previdenciários, tais como pensão por morte, auxílio-reclusão, a condição de dependente previdenciário, mudando também as regras para aproveitamento das contribuições previdenciárias realizadas antes da perda da qualidade de segurado.

Durante o bate-papo, houve uma importante interação dos jovens com a temática do encontro, como foi o caso de Pedro Lucas, jovem de 18 anos, atuante na ONG Nova Vida do Crato-Ceará indagou ao frei sobre a participação da juventude na política e na construção dos direitos humanos do Brasil, Frei Anastácio relembrou sua vivência na Comissão Pastoral da Terra de João Pessoa. “Conheço há 40 anos as entidades da Paraíba ajudadas por Frei Beda, sou cria da CPT, tudo que aprendi na minha vivência dos direitos humanos foi na CPT. E a Rede Solivida é um belo espaço de fomentação de enfrentamento à atual conjuntura política com jovens”. E salientou que é preciso construir lideranças dentro da juventude e que isso não deve ser há meses da eleição.

Além do deputado, o jornalista e assessor de Frei Anastácio, o Sr. Jaimaci Andrade ressaltou a forte presença dos jovens e das mulheres na linha de frente das mudanças da atual política brasileira, e como apesar da famigerada onda de fake news, as redes sociais é e será ainda mais nos próximos anos uma importante ferramenta para a divulgação de ideias, para aqueles que não estão nos grandes centros ou presentes nos grandes veículos de comunicação.

A Rede Solivida enquanto entidade civil preocupada com a garantia dos direitos entende que o Estado tem obrigação de assegurar o cumprimento desses direitos e os cidadãos tem o dever de acompanhar como se processam as decisões tomadas pelos governantes, se estas estão em conformidade com os anseios de uma sociedade mais justa e igualitária. Os encontros promovidos pela Rede são, tem favorecido as organizações a oportunidade de tratar de assuntos internos ligados a questões administrativas, tem sido um espaço de discussões em prol de melhoria na qualidade de vida das pessoas menos favorecidas, é um terreno fértil de ideias e ideais onde vemos o Brasil representado em suas diversas realidades e na busca de um objetivo comum: dignidade humana.

Esse campo de semeadura retornará em Julho, na cidade do Crato, no estado do Ceará todos estarão reunidos dando continuidade aos trabalhos a que cada um se propôs realizar, mostrando avanços, fortalecendo uns aos outros e alimentando o sonho de dias melhores.

Redação: Danielle Antão e Edmar Soares

Revisão: Edmar Soares, Esthevão Viana e Danielle Antão

Faça sua doação e ajude o projeto Soli Vida