Cooperativa Terra e Vida – CTV

Produção: caminho certo para autonomia e sustentabilidade

Perfil

A Cooperativa Terra e Vida – CTV é uma organização da sociedade civil criada em 1997 nos municípios de Pirapemas e Cantanhede por lavradores, pequenos produtores familiares, técnicos agrícolas, profissionais de diversas áreas ligados à questão agrária, dentro e fora dos assentamentos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, representantes de associações de pequenos produtores e outros interessados. Todos os envolvidos na criação da cooperativa são ligados aos setores de formação, produção agroecológica, horticultura, criação de animais, extração, industrialização e comercialização destes e outros produtos, tendo sempre em vista as sustentabilidades econômica, social e ambiental.

A CTV se formalizou para a defesa social, econômica e cultural da agricultura familiar, da vida campesina em geral, buscando o seu fortalecimento por meio do fomento às condições que melhoram a produção e comercialização. A cooperativa objetiva apoiar as ações de reivindicação e regularização das posses de terra, criando também meios para capacitação, formação, organização dos cooperantes, melhor comunicação dos seus objetivos e divulgação dos seus produtos para comercialização.

Endereço
Avenida Antônio Ribeiro, Bairro Companhia, Zona Rural, nº 1, CEP 65460000 Pirapemas, Maranhão

Coordenação
Francisco de Assis Lopes Reis

Contato
0055 98 9 8117 6748
cooperativaterraevida@gmail.com

Missão

A Cooperativa Terra e Vida iniciou os trabalhos na região de Pirapemas e Cantanhede, municípios ribeirinhos do rio Itapecuru, com o fortalecimento da caprinocultura, produção agrícola com redução de queimadas, produção de mudas de espécies arbóreas e frutíferas, além de apicultura e piscicultura. A degradação do meio ambiente, causada principalmente pelas queimadas descontroladas, afeta a produção agrícola e pecuária gerando baixa produtividade e pobreza rural. Com a ausência de agroindustrialização, baixo nível de mecanização, a agricultura de corte e queima permanece como principal atividade garantindo apenas a produção de subsistência das famílias. Nesse sentido, a CTV age de maneira propositiva na conscientização dos produtores sobre técnicas que não mantém ciclo destrutivo da natureza, aumentando consideravelmente a produção e possibilidades para geração de renda.

A cooperativa desenvolve atividades para recuperação de áreas degradadas por meio do Projeto Sabiá da Associação Educação e Meio Ambiente – EMA. Nesse projeto é possível aumentar a produtividade das áreas de produção agrícola, gerando renda a partir das culturas anuais (arroz, milho, mandioca e feijão nas entre filas no primeiro ano). O aumento também decorre da caprino/ovino e bovinocultura com pastagem nas entre filas do segundo ao quarto ano de crescimento do Sabiá, da apicultura (pela florada do Sabiá) e da venda de madeira como estacas e lenha (no quinto ano). A experiência da Cooperativa Terra e Vida com a implantação do projeto Sabiá, com apicultura e produção de mudas está sendo replicada em vários outros assentamentos do INCRA Maranhão por meio de contratação no convênio INCRA-EMA, bem como em áreas de cooperados na região de Cantanhede e Pirapemas.