Comissão Pastoral da Terra Cajazeiras – CPT Sertão

Comissão Pastoral da Terra

Perfil

A CPT é uma entidade sem fins lucrativos e não governamental. Foi fundada em 1975 em Goiânia/GO para apoiar os camponeses em torno de duas motivações: a “luta pela terra” e a “luta na terra”. A Comissão Pastoral da Terra (CPT) é um serviço à causa das famílias do campo brasileiro, aos quais presta apoio e assessoria na organização em vista da defesa de seus direitos e da conquista de espaços econômicos, políticos, sociais e culturais. A realidade e os anseios dos mesmos orientam sua missão. O ponto de partida de sua ação é a experiência dos trabalhadores(as) do campo, sua fé e sua capacidade de assumir seu protagonismo. Enquanto pastoral, a CPT é um organismo de igrejas que se comprometem e colaboram com suas iniciativas, particularmente a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

A CPT Sertão/PB surgiu em 1988 e atua no território da Diocese de Cajazeiras/PB, está integrada a articulação das Pastorais Sociais da Diocese. A CPT desenvolve um trabalho pastoral e de promoção humana voltado para os povos do Campo na perspectiva da Construção da Terra Sem Males. Desde o início do seu trabalho, fruto da luta pela terra na região, foram criados 37 assentamentos de Reforma Agrária beneficiando 1.389 famílias.

Nesse caminhar, a CPT Sertão/PB desenvolve um trabalho de acompanhamento aos assentamentos que tem como centralidade a Agroecologia e a Convivência com o Semiárido, como também assessora e acompanha 6 áreas de conflitos, compreendendo acampamentos e áreas de posseiros envolvendo 171 famílias sem-terra..

Endereço
Coordenação
Antonio Cleide Gouveia

Contato
cptsertao@hotmail.com
+55 83 3531-1727
+55 83 99107-9242

Facebook
https://www.facebook.com/cptsertaopb

Website
http://www.cptne2.org.br

Fotos

Nosso progresso

1560

Famílias atendidas

37

Comunidades com experiencia e convivência no semiárido.

43

Comunidades trabalhando educação social.

Missão

CPT não é caneca nem água: é a vontade de beber

Convocada pela memória subversiva do evangelho da vida e da esperança, fiel ao Deus dos pobres, à terra de Deus e aos pobres da terra, ouvindo o clamor que vem dos campos e florestas, seguindo a prática de Jesus.
A CPT quer ser uma presença solidária, profética, ecumênica, fraterna e afetiva, que presta um serviço educativo e transformador junto aos povos da terra e das águas, para estimular e reforçar seu protagonismo.
A CPT reafirma seu caráter pastoral e retoma, com novo vigor, o trabalho de base junto aos povos da terra e das águas, como convivência, promoção, apoio, acompanhamento e assessoria:

1. nos seus processos coletivos: de conquista dos direitos e da terra, de resistência na terra,
de produção sustentável (familiar, ecológica, apropriada às diversidades regionais);
2. nos seus processos de formação integral e permanente: a partir das experiências e no esforço de sistematizá-las; com forte acento nas motivações e valores, na mística e espiritualidade;
3. na divulgação de suas vitórias e no combate das injustiças ; sempre contribuindo para articular as iniciativas dos povos da terra e das águas e buscando envolver toda a comunidade cristã e a sociedade, na luta pela terra e na terra; no rumo da“terra sem males”.