Associação para Promoção Humana Santo Antonio

Promovendo a Humanidade

Perfil

A Associação para Promoção Humana Santo Antonio tem raízes profundas no espírito franciscano.
A escolha do nome PROMOÇÃO HUMANA se deve ao objetivo da entidade de promover a pessoa humana em sua integralidade e SANTO ANTÔNIO, por ser ele protetor e amigo dos pobres e exemplo do ideal franciscano.

Criada em 1992, a ASSOCIAÇÃO PARA PROMOÇÃO HUMANA SANTO ANTÔNIO, era patrocinada pelo secretariado provincial dos Movimentos Franciscanos de Lagoa Seca, coordenado por Frei Fernando Schintker. Em finais de 2006 e início de 2007, Frei Fernando passou a administração da PHSA para a Diocese de Campina Grande. Na ocasião foi feita a reformulação do Estatuto da Associação e a presidência passou a ser ocupada pelo pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

Atualmente a Associação é presidida por Padre Antônio Nelson e a direção está composta pelos seguintes membros: Diretora – Maria Gorete Barros Lopes; Secretária – Valberlene de Almeida Soares Bezerra; Tesoureira – Maria Suely Albuquerque.

A Promoção Humana oferece cursos que visam contribuir para a inclusão social e geração de renda das mulheres/famílias atendidas. Preocupa-se também com o incentivo à cultura e a preservação do meio ambiente.

A Prefeitura Municipal de Campina Grande mantém, em parceria com a Promoção Humana, a Escola Municipal Santo Antônio, na qual estão matriculadas 291 crianças.

Outro setor no qual a Promoção Humana atua é no cuidado e defesa da vida. Para isto mantém um curso no qual mulheres grávidas recebem orientações sobre gestação, parto e aleitamento materno.

Ainda neste âmbito contamos com a contribuição de uma pediatra que atende às crianças cujas mães participaram do curso de formação. Este atendimento tem como prioridade a orientação para o aleitamento materno e a prevenção de doenças neonatais e infantis.

Endereço
Rua 15 de Novembro 1021, Palmeira, 58.102-300 Campina Grande, Paraiba
Coordenação
Maria Gorete Barros Lopes
Contato
promocaohumana@gmail.com
0055 83 3322 2883
Website
Facebook Promoção Humana

Fotos

Nosso progresso

284

crianças atendidas

280

famílias envolvidas

20

gestantes

Missão

E que nunca nos falte esperança de dias melhores.

Maria Gorete

A Associação Para Promoção Humana Santo Antônio, fica localizada no bairro de Palmeira, na cidade de Campina Grande, Região Nordeste bem como um dos maiores polos tecnológicos da América Latina sua população é de 402 912 habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa da Paraíba, Campina Grande possui um PIB de 5,339 bilhões de reais, As principais atividades econômicas do município de Campina Grande são: extração mineral; de beneficiamento e de desenvolvimento de software; comércio varejista,culturas agrícolas; pecuária; indústrias de transformação, atacadista e serviços. Porém a Associação, fica muito próximos de bairros mais periféricos como Jeremias, Araxá, Continental, dos quais atendem muitas das famílias que participam da Associação. São bairros pobres, nos quais boa parte da população precisa enfrentar os problemas sociais, como violência, desestruturação familiar, subempregos e onde as políticas públicas chegam de maneira parcial, por estes problemas a Promoção humana realiza um trabalho de assistência social junto com as famílias desses bairros.

As 284 crianças, participam do ensino fundamental, com parceria com a Secretaria de Educação, através da Prefeitura Municipal de Campina Grande que participam de atividades pedagógicas do programa educacional do município, e suas famílias são atendidas pela Promoção humana, aonde participam de oficinas e cursos, que a Associação oferece através do trabalho social que é desenvolvido com voluntários. Os direitos e deveres de todo cidadão são colocados em primeiro plano dentro da organização e pensando nisso complementamos eles com oficinas socioeducativas que serve para construir cidadão do bem com um futuro melhor.

Atualmente são realizadas as seguintes cursos/oficinas: Informática, Capoeira, Educação Física, reforço escolar, para as crianças. E suas famílias participam de atividades como: habilidades manuais (artesanato, corte e costura, confecção de tiaras, manicure, confecção de bonecas, bordados, curso de meia, pintura em tela, pintura em tecido, crochê), além da formação para gravidas, formação para o aleitamento materno (puericultura), além de acompanhamento médico ( pediatra e obstetra) . O horário de funcionamento da Associação é pela manhã e tarde, nas oficinas e cursos, atualmente estão matriculados 99 pessoas. As famílias atendidas demonstram confiança no trabalho que é realizado. As mulheres que são acompanhadas no grupo de gestantes se sentem mais seguras durante a gravidez; os bebês nascem e se desenvolvem com mais saúde. Os alunos que estudam na escola parceira apresentam desempenho escolar acima do nível apresentado pelo município, podendo observar assim, uma boa participação da família na vida escolar dos seus filhos. As mulheres que participam dos cursos relatam que as habilidades aprendidas lhes possibilitam a contribuir com a renda familiar. Em outros casos elas destacam o valor da convivência possibilitada pelos encontros semanais, que em alguns casos ajuda a vencer a solidão e até a depressão. Hoje a Promoção humana é vista como uma ponte de transformação social na vida das famílias atendidas.