A Escola São Tiago, foi fundada no ano de 1988, no Bairro dos Novais, em João Pessoa, capital de Paraibana. Essa ação, nasceu pelo trabalho realizado na Comunidade São Tiago, que era coordenado pela fundadora Elizabeth Vieira. No início o trabalho era cobrado, após um ano de fundação, ao receber a visita de um casal alemão, FarilenePlasmann, e Thomas Plasmann, decidiram então, tornar a escola filantrópica, onde a escola pudesse receber doações e as crianças da comunidade pudessem estudar sem pagar, as atividades passaram a ser gratuitas através de uma ajuda de custo, doadas por amigos da Alemanha.
Em 1989, foi a chegada de Francisca Sousa, que assumiu a direção da escola e ficou engajada em todos os projetos. Anos depois, houveram muitas mudanças e a escola foi sendo conhecida através da comunidade, e cada vez mais precisando de ajuda para atender as novas demandas de crianças. Neste período, Thomas conheceu o Frei Beda, apresentou para ele os projetos e as dificuldades que a escolinha vinha enfrentado.
O Frei Beda decidiu então, conhecer nosso projeto sem compromisso. Ao chegar na escola, ele se encantou com as crianças e com a dedicação dos professores voluntários.Diante disso, resolveu nos ajudar com as doações que necessitávamos para darmos continuidade a nossos projetos, nos incluindo na Ação Frei Beda( Aktionskreis pater Beda).
A Escola São Tiago atende hoje, 45 crianças de 03 a 05 anos de idade, em contexto social de grande vulnerabilidade no Bairro dos Novais, oferecendo a essas crianças educação infantil do maternal ao jardim II, além da educação infantil, elas recebem dentro do projeto no período de 3 anos, noções básicas de igualdade social e valores humanitários antes de entrar na escola pública. O objetivo da escola é integrar essas crianças dentro da sociedade, com uma perspectiva de vida melhor em parceira com as famílias, longe da violência,drogas, prostituição e outros problemas sociais.
O trabalho pedagógico realizado na escola, tem a finalidade de: Desenvolver as habilidades básicas orais,sociais,motoras, cognitivas das crianças da educação infantil, capacitando estas crianças para ingressar no ensino fundamental I com as habilidades básicas construídas. E também capacitar as crianças para sair alfabetizada no final do projeto. Quando termina o ano letivo e as crianças deixam o projeto, a coordenadora Francisca Sousa da Silva, juntamente com as professoras, entrega um relatório final descrevendo o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, para que os pais levem para a nova escola que a criança irá estudar. Esta troca de informação entre o projeto e a escola nova escola, facilita para escola compreender como está recebendo essa criança, dando uma direção de como acompanhar melhor o desenvolvimento da aprendizagem dessa criança. Pois a escola tem como objetivo preparar as crianças para um futuro melhor dentro da sociedade.
Atualmente nossa equipe de voluntários é composta por 6 pessoas: Francisca Sousa da Silva (Coordenadora / Diretora); Joseane Daltro Ribeiro (Professora); Lília dos Santos Silvestre (Professora);Luiza Guedes Felix da Silva (Professora);Mariana Victória Nascimento Melo (Auxiliar de Professora);Erivan Alves dos Santos (Coordenador Pedagógico).