Pesquisar
Close this search box.

Juventude Camponesa

Juventude camponesa da Paraíba e da Alemanha promove campanha de solidariedade em apoio a afetados pela Covid 19

Jovens de mais de cinquenta comunidades camponesas acompanhadas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) na Paraíba e jovens da Alemanha estiveram mobilizados para realizar a Campanha “Em solidariedade aos pobres em tempos de pandemia”. A campanha promoveu uma série de ações nos dois países com o intuito de ajudar às famílias urbanas e camponesas em vulnerabilidade que foram impactadas pela pandemia da Covid 19 no estado.

A primeira atividade aconteceu no Brasil durante a semana do dia internacional da agricultura familiar que é comemorado no dia 25 de julho. A equipe de jovens de assentamentos acompanhados pelas CPTs da Paraíba arrecadou alimentos produzidos pelos agricultore(a)s familiares nos roçados de suas comunidades que posteriormente foram distribuídos com famílias carentes das regiões de Cajazeiras, Sousa, Guarabira, Campina Grande e João Pessoa.

No mesmo período, os jovens alemães do KLJB – um movimento da juventude católica da Alemanha organizaram caminhadas e outras ações com o objetivo de sensibilizar a população local a doarem 1 Euro a cada quilômetro percorrido. Ao final, foi arrecadada a quantia de 7.475,00 Euros -o equivalente a 44.449,05 reais – que foi repassada para as equipes da CPT na Paraíba para aquisição de alimentos da agricultura familiar visando fortalecer os assentamentos que estavam com dificuldades de vender os seus produtos em decorrência da pandemia. Por sua vez, esses alimentos foram doados para as Organizações da Rede Solivida e instituições parceiras que atendem crianças, catadore(a)s e outras famílias carentes. Ao todo foram doadas cerca de 16 toneladas de alimentos para aproximadamente mil famílias.

Lista de ações nas regiões:

– Na Diocese de Guarabira, comunidades camponesas acompanhadas pela CPT local juntamente com a Associação de Desenvolvimento Social e Técnico(ADESTE) distribuíram 2.690 quilos de alimento para famílias de crianças e adolescentes atendidos pela Associação de Educação Popular e Promoção da Vida (Aeprovida), no município de Alagoinha.

– No Alto Sertão paraibano, 2.620 quilos de alimento da agricultura camponesa foram destinados ao público atendido pela creche Santa Clara de Assis, localizada em Itaporanga, pela Paróquia da cidade de Santa Helena, e a famílias do acampamento Boa Conquista e do lixão da cidade de Cajazeiras. Os alimentos também foram distribuídos para famílias do bairro Jardim Iracema, no município de Sousa, e para o acampamento Verdes, em Aparecida.

Ao todo, 200 famílias em situação de vulnerabilidade foram beneficiadas com a produção oriunda de comunidades de assentamento acompanhadas pela CPT na Diocese de Cajazeiras. A ação contou com o apoio de organizações que integram a Rede SoliVida na região, como as Obras Sociais da Ordem Franciscana Secular e o Instituto Frei Beda de Desenvolvimento Social (IFBDS) e a Associação Sertão Agroecológico.

Já na Diocese de João Pessoa, sete toneladas de alimento foram doadas a mais de 300 famílias em situação de fome na região. Foram beneficiadas famílias atendidas pela Associação Frei Gregório, em Cabedelo, pela ACVIDA, em Alhandra, pela Escola São Tiago, em João Pessoa, e pela Associação de Mulheres Feministas, em Juarez Távora. Também foram entregues alimentos no Abrigo de idosos e na periferia de Jacaraú, além do bairro Brejinho, em Itabaiana. Ficaram responsáveis pela execução da entrega a CPT João Pessoa, a Cooperativa da Agricultura e Serviços Técnicos do Litoral Sul Paraibano (COASP) e o Instituto Mãe Terra de Desenvolvimento Social.

Na Diocese de Campina Grande, os alimentos arrecadados com a campanha foram entregues à Casa da Criança Dr. João Moura, à Associação para Promoção Humana Santo Antônio, ao grupo de indígenas migrantes da Venezuela, da etnia Waraos abrigados em Campina grande, e ao grupo de migrantes venezuelanos abrigados no município de Puxinanã.

A solidariedade atravessa fronteiras

A relação de solidariedade internacional entre jovens camponeses acompanhados pela CPT na Paraíba e jovens da Alemanha acontece desde 2012, quando Frei Beda intermedeia o contato entre a CPT Sertão PB e o KJLB. Desde então, as juventudes dos dois países estão conectadas e articuladas, realizando ações de intercâmbio e de apoio mútuo.

Os jovens camponeses de Munster (Alemanha) vem periodicamente ao sertão da Paraíba para conhecer a realidade dos assentamentos, o trabalho da CPT e ter contato com a juventude campesina. Os germânicos estiveram em solo sertanejo em 2012, 2013, 2015, 2016, 2017 e 2019, colaborando com a reconstrução da sede da CPT Sertão PB, em Cajazeiras, que foi destruída em razão de um incêndio acidental.Em contrapartida, os jovens camponeses oriundos de assentamentos do sertão da Paraíba foram à Alemanha em duas ocasiões: em 2014 e 2018.

Em 2020, ao observarem os desafios que a sociedade vem enfrentando com a pandemia, sertanejos e alemães decidiram que estava na hora de se unirem mais uma vez, mesmo que à distância, para prestar solidariedade a quem mais precisa.

Texto: Enio e Edmara

Faça sua doação e ajude o projeto Soli Vida