Saber Viver

Ações sociais, culturais e esportivas a serviço da comunidade Ilha de Deus

Profile

O Centro Educacional Popular Saber Viver está localizado na Ilha de Deus, comunidade com aproximadamente duas mil pessoas às margens de manguezais e mais de vinte mil pessoas do outro lado dos rios que separam a IIha do continente por uma única ponte. Muitas dessas pessoas são atendidas pelos projetos sociais na Ilha de Deus e para garantir a sustentabilidade do projeto contamos com a colaboração dos moradores, parceiros privados e demais voluntários. A principal geração de renda para os habitantes é através de fabricação e venda de artesanatos feitos com materiais de resíduos sólidos reciclados e recolhidos pelos próprios moradores (como, por exemplo, garrafas plásticas), venda de mariscos e realização de passeios para turistas dentro do parque dos manguezais e rios da Ilha de Deus. Os turistas se hospedam em nosso Hostel Social Saber Viver, onde também desenvolvem atividades que promovem a sustentabilidade.

MISSÃO

Contribuir para a qualidade de vida da comunidade da Ilha de Deus e seu entorno. Capacitar e sensibilizar jovens e suas famílias para limpeza dos rios e o reflorestamento do manguezal da Ilha de Deus, grande Recife, Pernambuco e no Brasil, proporcionando aos pescadores e as pessoas em geral a preservação das áreas que é o meio de subsistência das comunidades pesqueiras. Realizar projetos sociais, culturais, esportivos, qualificação profissional e de meio ambiente. Atender pessoas carentes em situação de vulnerabilidade e risco social.

VISÃO

Formar cidadãos através da educação, formação cultural, (Dança e Teatro), e contribuir para o desenvolvimento de uma consciência ecológica mundial utilizando a cultura e arte como ferramentas em projetos sociais voltado para o meio ambiente com sustentabilidade em apoio às crianças e jovens de comunidade carentes.

VALORES

Preservação de valores familiares, fortalecimento de vínculos, honestidade, transparência e coerência em nossas ações e relações, respeito pela diversidade social, cultural, ambiental e econômica, valorização e reconhecimento de sua complexidade.

O projeto está ativo e realizando atendimentos a população carente da Ilha de Deus e entorno. São objetivos do Centro Educacional Popular Saber Viver:

1. Acolher de maneira sistemática as crianças e adolescentes, independente de sexo, raça/etnia e religião;

2. Educar para vida, promovendo cursos qualificados de iniciação profissional;

3. Desenvolver oficinas educativas e culturais, tais como: dança popular, música, teatro, experiências audiovisuais, escolinha de futebol, xadrez, capoeira, leitura, fabricação de pão e vassoura, artesanato, incentivando-os no resgate e valorização da cultura popular;

4. Promover eventos, espetáculos e concursos de acordo com a época, resgatando a história de luta da comunidade e o fortalecimento da organização popular;

5. Prestar serviços de assistência social e pedagógica para crianças, adolescentes e familiares.

Adress
Rua São Paulo Nº 96, Ilha de Deus, Imbiribeira, 51.150-191 Recife, Pernambuco
Coordination
Ednaldo Alcides da Rocha
Contact
centrosaberviver@hotmail.com
0055 81 34222706
Website
www.centrosaberviver.org

Photos

Our progress

20.850

Mudas

2.000 MIL

Famílias alcançadas

34

Anos de fundação

Mission statement

Vivemos em uma comunidade de pescadores nativos e pobres, muitos não tiveram a oportunidade de aprender a ler ou escrever. O grande impacto causado pela ONG Saber Viver na Ilha de Deus é que nos últimos 20 anos os jovens estão se qualificando para o mercado de trabalho, as crianças estão aprendendo a ler, escrever e participando de várias atividades educativas e culturais, tornando-se conscientes de sua cidadania e se inserindo na sociedade com maior dignidade. Com essas ações os familiares estão cada dia mais confiantes que seus filhos terão outras expectativas de vida, bem melhores que as dos antigos moradores da ilha de Deus.

 

Estão sendo realizadas atividades que promovem a preservação e restauração ambiental da Ilha de Deus e também dos rios danificados e poluídos devido ao desenvolvimento urbano ocorrido de forma irresponsável. O plantio de 20.000 mudas de manguezais e outras 850 árvores frutíferas e madeiráveis, além de 20 hortas verticais estão entre as ações que visam mudar o cenário de poluição. Também são realizadas atividades de educação infantil que estimulam a leitura e auxiliam na alfabetização de crianças em idade escolar. Atividades educativas e profissionalizantes também são efetuadas, como oficinas de artesanatos, culinária, música, dança, teatro, esportes, cinema e audiovisual, assim como várias ações ecológicas, de educação ambiental e proteção à natureza, como a retirada de lixo dos manguezais seguida de processamento e venda destes resíduos sólidos.

 

Video