Search
Close this search box.

Comunidade dos Pequenos Profetas – CPP – [Cloned #3856] – [Cloned #4053]

A arte de EMPREENDER é a arte da SUPERACÃO

Perfil

Comunidade dos Pequenos Profetas – CPP Projeto Clarion é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atende crianças e adolescentes em situação de e vulnerabilidade social, há mais de 30 anos, no centro do Recife. Ganhadora do prêmio ODM (Objetivos do Milênio) concedido pelo Governo Federal e pela ONU, em 2008 e ganhadora do prêmio Cidadania Brasil 2020, edição Pernambuco. Teve ainda seu trabalho reconhecido pela advocacia geral espanhola ao conceder ao seu gestor Demetrius Demetrio, o prêmio de Direitos Humanos Nacho de la Mata. Ainda possui o título de utilidade pública estadual e municipal.

Comunidade dos Pequenos Profetas lançou em final de 2016, o primeiro telhado eco produtivo orgânico do Brasil voltado para o desenvolvimento comunitário. O projeto une conceitos de sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e democratização do acesso à produção orgânica e à gastronomia saudável em localidades com baixo IDH do Recife.

São 400 metros quadrados de hortas orgânicas, montadas em estruturas ecológicas de madeira, intercaladas com painéis de energia solar, em cima do casarão antigo, no coração do Recife, onde funciona a sua sede. É um espaço que vem discutir e estimular ações de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, bem como democratizar o acesso aos conceitos e práticas de produção orgânica e alimentação saudável, usando a “gastronomia como uma ferramenta de transformação social” em comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano no Recife.

A instituição tem como valores: ética, transparência, solidariedade, crescimento interior, respeito às diferenças, criatividade, visão crítica, sustentabilidade e busca dar excelência em todos os aspectos da organização. 

Endereço

Avenida Sul 110, São José, Recife, Pernambuco

Coordenação

Demetrius Demetrio

Contato

Website

Fotos

Nosso Progresso

1500

pessoas beneficiado pelo telhado eco produtivo

400

jovens envolvidos no projeto

35

anos de atuação

Missão

É melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes desfavorecidos no meio urbano através da sua reinserção na sociedade civil e no mercado de trabalho, oferecendo atendimento básico, educação e profissionalização, integrando-os no contexto de participação social, cidadania

A CPP foi fundada em 1982, antes do Estatuto da Criança e do Adolescente, com o apoio do então arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara. Foi responsável pela campanha, de grande repercussão no país, em 1992 “Não matem nossas crianças”, por espalhar, de forma silenciosa, nos muros da cidade a frase anônima que mexia com o imaginário social. O objetivo da campanha era chamar a atenção da população e poder público sobre o extermínio de crianças, adolescentes e jovens em situação de rua no Recife.
A CPP atua na Região Politico administrativo I (RPA1) composta pelos seguintes bairros: Recife, Santo Amaro, Boa Vista, Cabanga, Ilha do Leite, Paissandu, Santo Antônio, São José, Coelhos, Soledade e Ilha Joana Bezerra. O censo demográfico realizado pelo Insituto Brasileiro de Geogafia e Estatística (IBGE) em 2010 contabilizou uma população de 1.537.704 habitantes distribuídos em um território de 218,50 Km2, sendo a população da RPA 1 de 78.114 habitantes. A qualidade de vida no bairro e o atendimento das necessidades básicas como infraestrutura, saúde, educação, alimentação e emprego são bastante precárias. 57% da população sobrevivem com renda média mensal aproximada entre metade de um salário mínimo.

A CPP desenvolve as seguintes atividades: Elevação da escolaridade, teatro de bonecos, artes e artes com mandalas, percussão, capoeira, roda de leitura, oficinas de cidadania e direitos humanos, oficinas de redução de danos, hortas verticais, degustação, beleza afro, oficinas de música. Oferece três refeições diárias, atendimento nutricional, de saúde com enfermeira, atendimento psicossocial com assistente social e psicólogo que realizam atendimento individual e grupal, visita domiciliar, atendimento aos familiares e encaminhamentos para a rede socioassistencial. A sustentabilidade se dá através de parcerias e financiamentos, aprovação em projetos sociais, selecionados tanto no Brasil como no exterior. A CPP desperta a credibilidade das instituições, por ter sido eleita pelas Nações Unidas, em 2007, como uma das 50 melhores práticas de desenvolvimento do Brasil. Leva em consideração os objetivos do milênio como valorosos para o avanço dos Direitos Humanos com princípios como a igualdade e o respeito às diferenças sem nenhum tipo de discriminação. 

Video

Mais Notícias

Edital Aberto

  Objetivo: prestação de serviços profissionais para realizar a avaliação intermediária externa do projeto “ABC dos Direitos Humanos: Cultura de Direitos Humanos, Segurança Alimentar e Participação

Leia mais »

Projeto ABC dos Direitos Humanos

Promovendo Segurança Alimentar, Direitos Humanos e Participação Política para uma sociedade mais justa e sustentável A Rede SoliVida, em colaboração com suas instituições parceiras, a

Leia mais »