LiderAção

Wege bereiten und Wissen teilen

Profil

A Associação de Líderes Comunitários – LiderAção vem transformando o município de Campo Formoso, na Bahia, desde 1997. Há dez anos atuava na informalidade com atividades sócio religiosas no município e circunscrição da Diocese de Senhor do Bonfim, cidade próxima. Desenvolve ações que promovem o desenvolvimento socioeconômico de jovens e lideranças adultas. Apoia este público na busca por organização social, atuando principalmente em atividades ligadas a programas sociais, promovendo empoderamento coletivo e ampliação na visão de mundo.

A LiderAção tem como finalidade continuar os trabalhos iniciados pelo frade franciscano, frei Hermano José Kuerten, que deu suporte às comunidades rurais e trabalhadores. Representa a missão para formação de jovens em visionários, modeladores do futuro e multiplicadores dentro da zona rural do semiárido. A associação sonha com a região habitada por pessoas engajadas e orientadas para o futuro, capazes de desenvolver, realizar e otimizar técnicas em favor da ecologia, convivência com o clima e de relações sociais mais justa.

Adresse
Rua Praça Frei Lino, 01, Centro, 44.790-000 Campo Formoso, Bahia

Koordination
Iodete Casseana da Silva

Kontakt
cebsassociacao97@gmail.com
0055 74 991476090

Fotos

Unsere Erfolge

20

anos trabalhando na organização comunitária

6.000

familias beneficiadas por ações de convivência com o semiárido

Unsere Mission

Campo Formoso tem mais de 70.000 habitantes e une 177 vilas e comunidades distantes do centro da cidade. Situa-se ao norte da Bahia, na Chapada Diamantina, conhecido pela gruta Toca da Boa Vista, a maior do hemisfério sul. A Chapada Diamantina é caraterizada pelas serras e o clima semiárido, região também famosa pelas inúmeras grutas, cachoeiras e pedras preciosas. O clima semiárido da chamada caatinga é responsável pelas fortes e prolongadas secas, agravando-se com desmatamento, desertificação e salinização do solo. A ausência de chuva pode se estender em até oito meses, mas quando chove transforma a terra em solo fértil. Como soluções vemos a necessidade de apropriação de conhecimentos que levem o agricultor a compreender a convivência no semiárido, produzir neste ambiente e se organizar para o acesso a políticas públicas.

 

Os programas de formação procuram criar uma interação entre as lideranças e associados que agem como multiplicadores das informações obtidas, compartilhando conhecimento e habilidades dentro de suas comunidades. Os principais trabalhos são de quintais produtivos com hortas comunitárias, cooperativas, como a de preparação da farinha de mandioca para fins de criar formas de comercialização profissional. Técnicos móveis dão suporte através de visitas agendadas. Além disso, há articulação com mais de cinco mil famílias para o acesso justo às tecnologias de captação de água, mobilizações sociais como o Grito dos Excluídos e a Missão da Terra, entre outras.

 

Weitere Neuigkeiten von LiderAção

Treffen der Netzwerkpartner aus Campo Formoso – Wir stärken unsere gemeinsamen Wurzeln

Oktober 10th, 2016

Die Nichtregierungsorganisationen in Campo Formoso, Bahia bereiten sich auf den Event „Stärkung unserer Wurzeln für die gemeinsame Ernte der Früchte unserer Arbeit“ vor. Ziel der Veranstaltung ist die Stärkung der …

Weiter