Pesquisar
Close this search box.

Arborização urbana: importância e benefícios

Atualmente a arborização urbana no nosso Brasil, vem sendo uma preocupação dos ambientalistas, mesmo sabendo dos benefícios desta determinada ação a sociedade, pois podemos perceber que dentro de uma população informatizada, onde a informação percorre o mundo em questão de segundos, as questões ambientais acabam ficando de lado para os brasileiros. Vendo por outro lado, diversas organizações do Recife, vem sendo peças importantes na mudança deste cenário.

Como a Casa Menina Mulher (CMM) que realizaram, plantio de Mudas de arvores, como: Pata de Vaca, Paudarquinho, Palmeiras Imperiais e outras de pequeno porte, durante a execução do projeto Semear e Colher nos seguintes locais: Terminal Integrado da Estação Joana Bezerra, e em várias organizações da sociedade civil, em praças e outros logradouros públicos.

04

Para a organização essa ação trouxe melhoria do meio ambiente e humanização dos espaços, além das cidades ficarem mais aconchegantes, melhora o oxigênio na atmosfera   além de proporcionar beleza e humanização. “ A arborização urbana é extremamente importante para a vida da população, considero que cada arvore que fosse derrubada, logo em seguida se plantasse outra. Infelizmente vivemos cercados de muitos prédios onde as construções quase sempre não se preocupam com o paisagismo, os mutos altos, verdadeiras caixas de cimento. Daí o efeito estufa prejudica muita nossa atmosfera. As praças muitas vezes são abandonadas pelas gestões e também a população não tem a cultura de adotar esses espaços. Poucas iniciativas se verificam neste sentido, afirmou a coordenação da Casa.

Durante a execução do projeto, a CMM realizou o plantio em cerca de 150 arvores, beneficiando assim 2000 mil pessoas, além disso realizaram distribuição de mudas. “Distribuímos cerca de 50 mudas, denominada de manto de rei. As arvores estavam previstas em locais já definidos”, explicou a Casa.

mudas001

Além da Casa Menina Mulher, outra organização do Recife, que fica localizada no bairro de Brasília teimosa, se destacou na realização desta ação de preservação ao nosso meio ambiente.

“ Percebemos o quanto o planeta está sufocado e sem condições de respirar. Isso favorece-nos muitas doenças, não só respiratórias, mas uma infinidade de novas doenças que vem surgindo no planeta e catalogadas como doenças de causas desconhecidas. Os efeitos da poluição do mundo ainda são desconhecidos para a grande maioria da população, pelo fato dos sintomas serem lentos, porém, devastadores. Uma parte da população, observa de imediato, os lucros adquiridos na derrubada de uma árvore, e em anos os prejuízos de toda humanidade. Percebemos que a cidade de Recife é uma cidade que ainda se faz necessário o plantio de novas árvores para climatizar um pouco mais o tempo. Todavia, é preciso que as autoridades competentes, desenvolvam junto às bases comunitárias serviços/ações de educação ambiental da criança ao idoso. As ações que continuamos desenvolvendo “ Adote uma Planta”, é simples e eficaz, e não custa quase nada” relatou a coordenadora da Turminha do Flau.

A turminha do Flau, desenvolveu esta ação com arborização na Comunidade de Brasília Teimosa ( Escolas Municipais Eng. Umberto Gondin e Eng. Henoch Coutinho de Melo ) Orla de Brasília Teimosa, Beda Eco Espaço, Recanto Frei Beda e Chafariz do Pifane . E entrega de mudas no Centro Educacional Popular Saber Viver, Casa Menina Mulher, Ocupação Avenida Sul.

mudas7 (2)

Perguntamos a direção da organização, quais os benefícios que a ação trouxe tanto para a organização, quanto para a comunidade e a Denise Souza, presidente da organização falou, “Espaços mais verde, coloridos e uma sensação de ar mais puro, longe de agentes poluentes. Nos espaços da Orla de Brasília Teimosa e do Beda Eco Espaço a maior parte das mudas foram destruídas pela ação dos ventos fortes que sopraram e as grades de proteção que havíamos utilizado, não foram suficientes para impedir a ação dos ventos. A população local também tem que ter uma contribuição maior, e para isso precisamos desenvolver um trabalho de conscientização e educação ambiental. Já no Chafariz do Pifane, onde cedemos algumas mudas, sobretudo, de Pata de Vaca, o espaço está bem bonito, diferente daquele espaço onde as pessoas depositavam vários tipos de lixo”, relatou.

Foram produzidas 2.500 mudas. “Mas isso não foi um problema, e sim experiências de vida no planeta. No decorrer do período de realização do projeto fomos contempladas com o apoio da Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife, o que nos favoreceu a produção de mais 400 mudas. Isso foi satisfatório para a viabilização da entrega das mudas na Ocupação da Avenida Sul. Foram mudas ( Frutiferas ) de acerola, Tamarino, pata de vaca, caju, jaca, graviola, ciriguela, manga, noni. ( Flores ) Manto de rei, Palmeira Imperial, Paudarquinho e outras.” Relatou, Denise Souza, presidente do Flau.

 O Recife vem cada vez ficando mais verde, vem transformando o desmatamento em reflorestamento, vem fazendo lugares com sombras e deixando a cidade com um novo ar, então a importância e os benefícios da arborização urbana pode ser vista de perto em diversas realidades e é considerada pelas organizações um meio de transformação social.

Produzido por: Esthevão Viana.

Faça sua doação e ajude o projeto Soli Vida