Projeto Nova Vida

Educando para a Cidadania

Perfil

A Associação PROJETO NOVA VIDA é uma entidade social, com sede e funcionamento na localidade conhecida como COMUNIDADE DO GESSO em Crato, onde sediou por muitas décadas a maior zona de prostituição da região do cariri no sul do estado do Ceará. As ações sociais tiveram início em julho de 1.992, mas somente em agosto de 1.996 foi registrado oficialmente, passando a contar com registros cartoriais e inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica –CNPJ. Desde o início, elegeu a criança e o adolescente como público alvo dos atendimentos, estes na sua maioria filhos e filhas de mães solteiras que sempre tiveram a prostituição como meio de sobrevivência, sendo submetidas a todo tipo de exploração. A prostituição como carro chefe, conduzia todas outras mazelas sociais como alcoolismo, uso e tráfico de drogas, homicídio dentre outras. Por conta desse recorte, passou a localidade ser considerada de alto risco, bem como alvo de muita discriminação e preconceito, excluída das políticas públicas em todos os níveis.

Na entidade, que no seu início atendia apenas um total de 25 crianças e adolescentes, na sua maioria fora da escola, estes passaram a participar de atividades na área de artesanato e reforço escolar, pois a participação estava aliada a matricula e frequência a escola, e nesse sentido, de forma gradativa a procura por parte das famílias foi aumentando. Em 1.997 a entidade passou ser reconhecida de utilidade pública municipal através da lei nº 1.687/97, e seguidamente inscrita nos conselhos municipais de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente sob os nº 06 e 08 respectivamente.

VISÃO
Ser reconhecido pela condução de práticas inovadoras de ações de proteção e inclusão social.

VALORES
Credibilidade, Criatividade, Organização, Respeito, Competência, Parceria

Endereço
Rua São Francisco nº 58, Pinto Madeira, Crato, Ceará
Coordenação
Hermano José de Souza
Contato
projetonovavidacrato@outlook.com
0055 88 3523 4166
website
Facebook Nova Vida

Instagram: @projeto_nova_vida_330

Fotos

Missão

Acolher e atender crianças, adolescentes e famílias, promovendo a inclusão social por meio de práticas de cidadania, favorecendo o acesso e a integração da comunidade no contexto social.

Hermano José de Souza

Atualmente a entidade atende a um total de 315 crianças e adolescentes com faixa etária de 02 a 18 anos, integrantes das mais variadas atividades que vão desde atendimento de creche, artesanato, música, dança, capoeira, além de ações voltadas para a parte de formação e capacitação profissional em corte e costura, higiene e beleza, geração de renda, envolvendo adolescentes, jovens e suas respectivas famílias.

A entidade também tem um olhar para questões relacionadas ao meio ambiente com criação de espaços de convivência comunitária, plantação de árvores frutíferas e ornamentais, arborização de praças na comunidade e manutenção de um cinturão verde que margeia a linha férrea do metrô do cariri.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

EDUCAÇÃO INFANTIL – compreendendo creche e pré-escola com crianças de 02 a 05 anos nos turnos manhã e tarde como uma forma de proporcionar as mães trabalharem pelo menos um período com vistas a ajudar na renda familiar. Como se tratam na maioria de famílias carentes, constitui um imperativo ajudar no orçamento familiar.

OFICINAS ARTESANAIS – são espaços que garantem a participação de crianças, adolescentes, jovens e respectivas famílias no aprendizado de peças artesanais utilizando os mais variados tipos de materiais, dentre eles recicláveis. Principalmente para um público mais adulto proporcionando geração de renda.

MÚSICA – atividade que consegue atrair crianças e jovem com tendência e interesse em canto e música, utilizando instrumentos como violão, guitarra, baixo, teclado, flauta e percussão.

DANÇA – outra atividade atraente para crianças e adolescentes, que vêem na dança uma oportunidade de trabalharem as mais variadas formas de expressão e estilos, dentre elas o balé, danças regionais e contemporâneas contemplando os traços artísticos e culturais.

CAPOEIRA – é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música dança de característica africana muito admirada e presente nas regiões do Brasil, principalmente no nordeste brasileiro.

CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL – nesse sentido a entidade tem promovidooficinas e cursos, oportunizando aos adolescentes, jovens, familiares e demais pessoas da comunidade o acesso a formação e capacitação profissional nas áreas de corte e costura e higiene e beleza, com vistas a inserção destes no mercado de trabalho.

Mais notícias de Projeto Nova Vida

Horta comunitária na cadeia pública de Crato

março 9th, 2016

O projeto Nova vida realiza reunião acerca da implantação de horta comunitária na Cadeia Pública de Crato. O encontro se dará para resolução de demandas técnicas. A horta é fruto …

Mais