Associação Regional Integrado do Desenvolvimento Agroecológico Sustentável – ARIDAS

Agricultura Familiar, Agroecologia e Meio Ambiente

Perfil

Os princípios da Associação Regional Integrada de Desenvolvimento Agroecológico Sustentável (ARIDAS) estão fundamentados na proposta de desenvolvimento de uma agricultura socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável. Com sede em Floriano, município do Sertão do Piauí, foi fundada em 2004 e atualmente mantém projetos em assentamentos e comunidades. O trabalho prioriza o desenvolvimento sustentável e a valorização da pessoa humana. A ARIDAS presta assessoria para produção agropecuária, associativismo, educação contextualizada, elaboração de projetos, saúde comunitária e plantas medicinais.

ARIDAS visa contribuir ao fortalecimento da produção agroecológica familiar no Piauí. A finalidade das ações é o suporte a pequenos produtores rurais através da melhor convivência com o clima semiárido, orientando o plantio de culturas e criações de animais adaptados ao clima, promovendo assim o sustento da família. A proteção ambiental e o reflorestamento de áreas degradadas também são metas essenciais das atividades da associação, com resultados na valorização da região de forma ecológica, econômica e social. A ARIDAS entende que a boa convivência com o clima semiárido é desafio para se viver bem, compreendendo as potencialidades do local de origem, contribuindo com a construção de uma melhor qualidade de vida para os pequenos produtores rurais e suas famílias.

Endereço
Rua Elias Oka, 233A, Centro, CEP: 64.800-000 Floriano, Piauí

Coordenação
Pablo Enrique dos Santos Barbosa

Contato
aridasnordeste@gmail.com
0055 89 99257-7287

Nosso progresso

1350

familias recebem suporte tecnico

1357

colmeias povoadas com abelhas do gênero ápis

10

anos proteção do meio ambiente

Missão

Visamos o aumento da renda dos familiares com foco na preservação ambiental e agroecologia.

Creusimar Olivieira da Silva

A ARIDAS foi cridada por um grupo de profissionais da área de agropecuária que visaram a contribuir a formação dos pequenos produtores na região sudeste piauiense na zona rural da região Floriano, pautando a ideia da agricultura ecológica e duradoura através de educação. A região é caraterizada pelo semiárido com cerrado, savanas e estepes e caatinga. A economia agrícola baseia-se na pecuária, criação de gado e comercialização. Mesmo com uma reforma agrária em prol dos pequenos agricultores, o núcleo familiar produtor só consegue produzir apenas para subsistência. Apesar de alguns agricultores terem recebido terras de tamanho suficiente, por outro lado não possuem recursos para investimentos financeiros, nem conhecimento técnico para produzirem. Por causa da falta de gerar uma renda sustentável o êxodo rural reforça o desenvolvimento da população com maior concentração nos centros urbanos. Nesse contexto que a ARIDAS se insere, oferecendo educação contextualizada e suporte pelos técnicos móveis que procuram frequentemente as aldeias para dar aprendizagem local. Buscando com o trabalho criar sentimento de pertencimento pela terra natal,

orientando os jovens a desenvolverem atividades que gerem renda e evitem a mudança para os grandes centros urbanos, bem como a orientação para a formação pessoal aproximada à realidade da vida no campo.

ARIDAS fornece suporte para 1350 famílias objetivando a melhoria nas condições de vida das comunidades rurais. Intervém através de atividades agrícolas e pecuaristas com uso de tecnologias sociais viáveis para a região, assistência técnica e capacitações nas áreas de energia solar, irrigação, apicultura, instalação de hortas comunitárias, plantas medicinais e reflorestamento. A ARIDAS trabalha com tecnologias modernas, contínuas, de plantas e pecuária adaptadas ao clima, além de um planejamento sob o ponto de partida solidário e ecológico para a realização de todas as atividades. O resultado do trabalho é voltado para a melhoria da qualidade da alimentação familiar e com propósito de venda do excedente para as instituições que valorizam alimentos naturais, advindos de agricultores familiares.

Mais notícias de Associação Regional Integrado do Desenvolvimento Agroecológico Sustentável – ARIDAS