novembro 21st, 2018 — Geral

É dia de feira!

O projeto Mercado de Oportunidades realiza mais uma feira e oportuniza a comerciantes e compradores um espaço de trocas digno da tradição de feiras livres

Mais do que um espaço de comercialização, as feiras constituíram-se ao longo de séculos locais férteis para o desenvolvimento de relações que ultrapassam a compra e a venda. Ser feirante e “fazer feira” são, antes de mais nada, modos de apresentação dos atores circunscritas a uma dinâmica espacial que oportuniza trocas de conhecimento, estabelecimento de amizades, circulação de informações e uma variedade de produtos que pode ser crescente.

Considerando as peculiares das feiras, o projeto Mercado de Oportunidades tem apostado fortemente nessa alternativa de distribuição de produtos e serviços gerados da atuação de entidades da Rede SoliVida nos estados do Maranhão, Piauí e Bahia.

46482247_2129587233747872_1961004762237239296_n

Ocupar espaços públicos e gerar renda

Reconhecendo as feiras como excelente forma de ocupar os centros urbanos e as pequenas cidades é através de feiras e atividades culturais, quatro entidades da Bahia junto ao projeto Mercado de Oportunidades se organizaram em função da realização de uma feira. Com mais de 35 anos em Simões Filho, a Associação Cidade da Criança percebeu que a melhor maneira de valorizar os simõesfilhenses seria proporcionando um espaço planejado para que a população pudesse usufruir da cultura, do artesanato e da alimentação local e assim nasceu a Feira Cidade de Oportunidades.

46434175_2129588117081117_4163529489877303296_o

Realizada mensalmente, a instituição organizou um espaço para que todos pudessem se divertir, com programação musical, oficinas para crianças, atividade física, variedades gastronômicas, artesanato produzido em Simões Filho e valorizando a cultura local. Como é o caso da artesã Graciane Guimarães, de 28 anos, que vendeu filtro dos sonhos. “Pela primeira vez participei de uma feira para expor como artesã, antes meus produtos eram feitos somente como hobby, artes produzidas para presentear amigos. Com a Feira Cidade de Oportunidades, vi a oportunidade de vivenciar a venda dos meus produtos, juntamente com meu marido, também artesão. Durante os dois dias da feira, divulgamos e vendemos nossa arte, nos divertimos com as atrações de música, dança e teatro. Foi uma experiência muito positiva”.

Em Campo Formoso, a 401 km de Salvador, as entidades Associação de Líderes Comunitários e a Associação Cultural dos Pequenos Artesões da Vila Encantada desde que iniciaram as atividades do projeto Mercado de Oportunidades vêm participando regularmente de feiras no município e em povoados vizinhos. E todos os participantes do projeto relatam de forma unânime que o ponto mais importante de participarem das feiras é a troca de experiências. “Achei muito bom participar da 1ª Feira do Licuri, na comunidade de Lagoa da Roça, tivemos uma comercialização positiva dentro dessa feira e foi muito bom conhecer pessoas de outras comunidades e com outras realidades, tudo isso faz com que aja o aprimoramento do nosso conhecimento”, declara Elielton Soares.

Ferira Economica (4)

A LiderAção vêm expondo produtos agrícolas produzidos com as famílias da comunidade de Puxadeira que estão desenvolvendo atividades com quintais produtivos agroflorestas e Sistema de Agrofloresta – SAFs. Já a Cariam, que tem trabalhado com 20 mulheres na produção de produtos de cama, mesa, banho, moda íntima e moda praia, tem exposto as peças confeccionadas nas oficinas oferecidas desde março de 2018.

 

Mais Notícias

XXII ENCONTRO DA REDE SOLIVIDA

abril 4th, 2019

“Organização da Sociedade Civil frente à Conjuntura Política Atual”  O XXII Encontro da Rede Solivida, na cidade de João Pessoa-PB, aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de março e …

Mais

Poluição dos rios e suas consequências

dezembro 5th, 2018

“O meu trabalho com o rio, é o mesmo com o mar. Dele eu tiro o meu sustento há mais de 40 anos. Sempre falo para o povo aqui no …

Mais

Arborização urbana: importância e benefícios

dezembro 4th, 2018

Atualmente a arborização urbana no nosso Brasil, vem sendo uma preocupação dos ambientalistas, mesmo sabendo dos benefícios desta determinada ação a sociedade, pois podemos perceber que dentro de uma população …

Mais