maio 16th, 2016 — Geral Nosso Lar

ONG Nosso Lar

COMO ATUAMOS

Em seus 20 anos de atuação, os Organização Não Governamental Nosso Lar tem envidado esforços no desenvolvimento de projetos comunitários com foco na promoção da cidadania,contemplando todas as fases da gestão de projetos sociais, desde o planejamento, a elaboração, a execução ao monitoramento e avaliação dos resultados.

CONHECIMENTOS A SERVIÇO DA COMUNIDADE

 A Organização Nosso Lar tem como prática a utilização criativa e inovadora de tecnologias sociais de impacto, agregando em seu repertório metodológico os mais avançados conhecimentos técnico-científicos, com ferramentas a serviço de nossos beneficiários e parceiros, em busca de melhores resultados em suas ações.

ONDE NOS ENCONTRAR

Sediada a Rua Vereador José Gonçalves de Almeida, 563 – Bairro Tiradentes, Juazeiro do Norte-CE, a ONG Nosso Lar atua também em bairros adjacentes, contando com uma equipe técnica de profissionais e voluntários, altamente qualificados para execução de seus projetos. A Organização tem seu nome reconhecido pelos trabalhos itinerantes que realiza e que compreendem não apenas outros Estados, mas também, outro País. Por meio da parceria com a Rede SoliVida, a Organização promove o diálogo entre o saber popular e conhecimento científico, contextualizando e potencializando ações em rede.

MARCO DE ATUAÇÃO INSTITUCIONAL

Para o alcance de sua missão, a ONG Nosso Lar tem:

1-Criado estratégias para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, com foco na proteção integral de crianças e adolescentes;

2-Promove a sustentabilidade econômica apoiando o alcance do direito a sobrevivência de jovens e mulheres que sofrem por ocasião da falta de oportunidades no mercado de trabalho;

3-Fomenta o empoderamento infanto-juvenil, contribuindo no fortalecimento da cidadania e protagonismo dos jovens, a partir do desenvolvimento de estratégias para enfrentamento a situações de risco pessoal e social.

PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO

 

HORTA GROECOLÓGICA COMUNITÁRIA URBANA NOSSO LAR

A Horta Agroecológica Comunitária Urbana Nosso Lar é uma das tecnologias sociais sustentáveis desenvolvidas pela ONG Nosso Lar que beneficia de forma direta e indireta um total de até 200 famílias, dentre assistidos, moradores de comunidades ao entorno e proprietários de estabelecimentos. A iniciativa foi oportunizada pelo projeto “Semear e Colher: caminhos para responsabilidade social e ecológica”, uma experiência financiada pelo Governo Alemão (BMZ- Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento) e a ONG Aktionskreis Pater Beda, que impulsionou a implementação da primeira Horta Comunitária Urbanaem solo cearense. Incialmente implementada em uma área de 7.000 m², cedida pelo município de Juazeiro do Norte-CE, a Horta Agroecológica Comunitária Urbana Nosso Lar, beneficiou primordialmente cerca de 40 famílias do Bairro Tiradentes e adjacências, assistidas pelas atividades da organização. A iniciativa deu tão certo, que acabou tomando uma dimensão de convivência comunitária. Hoje, além de um espaço para o cultivo ecológico de alimentos (legumes, verduras), frutas e ervas medicinais, a horta tem se constituído em um espaço terapêutico. Constituída com o propósito de estimular reflexões sobre o manejo dos recursos naturais para preservação ambiental e de proporcionar segurança alimentar das famílias beneficiadas, bem como, a geração de renda, o projeto busca a captação de fundos para ampliação da estratégia no bairro e em outras localidades do município de Juazeiro do Norte-CE.A Horta Agroecológica Comunitária Urbana Nosso Lar atende à, pelo menos, quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 1: Erradicação da pobreza; ODS 2: Fome zero e agricultura sustentável; ODS 4: Educação de qualidade (numa perspectiva de ser utilizada como ferramenta pedagógica nas entidades educacionais, com a promoção da educação alimentar, nutricional e ambiental); ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis e ODS 12: Consumo e produção responsáveis.

 

Mais Notícias

Violência contra crianças e adolescentes e a importância de uma Política de Proteção Infantil nas Instituições

janeiro 22nd, 2021

“É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, …

Mais

Juventude Camponesa

janeiro 8th, 2021

Juventude camponesa da Paraíba e da Alemanha promove campanha de solidariedade em apoio a afetados pela Covid 19 Jovens de mais de cinquenta comunidades camponesas acompanhadas pela Comissão Pastoral da …

Mais

LIVE serTÃO JOVEM

outubro 20th, 2020

A juventude do campo à cidade em tempos de pandemia comunicando e informando através das lives O Brasil como outros países do mundo está imerso na pandemia do coronavírus, a …

Mais