Pastoral da Criança Alhandra

"Promovendo a Vida por meio da Arte”

Profile

Uma organização criada em 1996, através do grupo Pastoral da Criança, esse foi o primeiro nome dado a Associação, as ações da pastoral eram ligadas a trabalhos de combate à desnutrição infantil no município de Alhandra (PB). Pensando na população que se encontrava em linha de risco, a instituição começou a realizar trabalhos socioeducativos e atividades culturais com o objetivo de promover a vida e a dignidade humana, com isso passou a se chamar,” Associação Cultural Arte e Vida” (ACVIDA), registrada em 03 de abril de 2017.

A ACVIDA atende a comunidade nos aspectos socioeconômicos, culturais, esportivos e educacionais, através da execução de diversas atividades como: aula de violino, taekwondo, artesanato e ações voltadas para o meio ambiente, considerando sempre a promoção humana.

A criação desta entidade foi motivada pela certeza de construir um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes, pela nossa missão de promover a vida através da cultura e do esporte, tirando os mesmos da linha de risco que se encontram atualmente. A instituição atua numa cidade com 18.868 habitantes, a 40 km da capital João Pessoa. São assistidas crianças de diversas áreas da cidade e do distrito de Mata Redonda. Atualmente contamos com a participação de 48 crianças e adolescentes no curso de violino e Taekwondo. No artesanato temos um pequeno grupo de 10 mulheres, de Alhandra e Mata Redonda.

O cuidado com os nossos jovens deve ser constante, cuidemos hoje também de nossas crianças para que tenhamos um futuro melhor.

Endereço: Rua Antônio Camelo S/N

Distrito de Mata Redonda/ CEP: 58.320-000

Coordenação: Iozilene dos Santos Raposa

Contatos: (83) 99309-7220

E-mail: acvidapa@outlook.com

Facebook: https://www.facebook.com/acvidapb/

Instagram: acvidapa

Photos

Mission statement

“Eu sei que o nosso trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor”

Madre Teresa de Calcutá

A criação da ACVIDA foi motivada pela certeza de construir um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes, através da nossa missão de promover a vida através da cultura e do esporte, tirando os mesmos da linha de risco que se encontram atualmente. A entidade atua no estado da Paraíba em uma cidade com 18.868 habitantes, há 32 km da capital João Pessoa. São contemplados os principais bairros da cidade, tais como, Bela vista, Pituba e Novo Monte. A ACVIDA atualmente atende 70 pessoas, divididas em Violino, Artesanato, Dança, Meio Ambiente, Karatê e Reforço Escolar , além de continuar com a parceria entre a Pastoral da Criança da paróquia Nossa Senhora da Assunção, que vem desenvolvendo atendimentos as famílias da comunidade, combatendo a desnutrição familiar, além de evangelização porta porta.

Com isso a Associação funciona, como um companheiro e conselheiro para as famílias, e é também um parceiro ativo na assistência social com crianças e jovens, focados no desenvolvimento pessoal, na auto-estima e na prevenção contra drogas e violência. Hoje funciona em cinco dias da semana, com oficinas sociaistendo como objetivo de preparar um futuro melhor para as crianças e adolescentes. O foco nesses cursos é a descoberta e o auxilio de talentos, o aumento da auto-estima, a integração em grupos e o fortalecimento das competências sociais.

As crianças têm regularmente aulas de educação musical e de violino. Com Aulas de pintura, fazendo com que os atendidos despertem as habilidades artísticas em suas atividades e suas pinturas em pano de prato, camisas entre outras. As experiências positivas de aprendizagem incentivam as famílias, as crianças e os próprios jovens determinados a decidir o futuro e a trilhar novos caminhos. A ACVIDA tem como meta apoiar de forma sustentável as crianças no seu desenvolvimento pessoal, para fortalecer a auto-estima e a reflexão do que é bom e o que prejudicial..