Nova Vida

Educating for citizenship

Profile

O Projeto Nova Vida atua a mais de 20 anos na Comunidade do Gesso, localizada no bairro Pinto Madeira, em Crato, Ceará. A comunidade é marcada por estigmas por ter sido, entre 1950 e 1990, uma das maiores zonas de prostituição da região do Cariri. Logo após, tornou-se uma das maiores zonas de tráfico da cidade. Nesse ambiente, o Projeto Nova Vida desenvolve ações com aproximadamente 200 crianças como ensino infantil, também de jovens e adultos, grupos de dança, aulas de coral, artesanato, música, cursos nas áreas de corte, costura e diferentes estéticas artísticas.

A maior parte das famílias possui rendimentos através da prestação de serviços informais e temporários, não obtendo estabilidade financeira. O projeto visa fornecer ações que contribuam na renda da população. Estimula processos socioeducativos para o surgimento de lideranças, agentes de organização e mobilização para o desenvolvimento social. Colabora com práticas favoráveis à ampliação da visão social de mundo, participação social, atuação em rede e formulação de novas ideias pela própria comunidade.

Address
Rua São Francisco, nº 58, Pinto Madeira, Crato Ceará

Coordination
Hermano José de Souza

Contact
projetonovavidacrato@outlook.com
0055 88 3523 4166

website
Facebook Nova Vid

Mission statement

The path lies within social empowerment.

Hermano José de Souza

A Comunidade do Gesso abrange os bairros Pinto Madeira, Santa Luzia e São Miguel, enfrenta complexas situações de vulnerabilidade social e estigmatização. Com a decadência das casas de prostituição a área foi tomada pelo tráfico de drogas tornando-se mais uma vez referência marginalizada para a cidade. A comunidade não conta com ações efetivas dos equipamentos públicos de saúde, educação e de lazer, apesar do entorno possuir mais de 15 instituições públicas. As condições urbanísticas são precárias, como os acessos à comunidade que são interrompidos por uma linha férrea. O saneamento básico também é deficiente; a iluminação pública é insuficiente, não existe tratamento adequado do sistema de esgoto sanitário, limpezas públicas acontecem de forma deficitária em algumas áreas e inexiste espaço público para convivência comunitária. Por tudo isso, a população da área convive com a ausência de políticas públicas.

Articula parcerias com entidades privadas e poder público municipal, instituindo novas maneiras de crescimento da área, desfazendo a forte invisibilização territorial. Através desse diálogo propositivo junto aos parceiros as ações do projeto são consideradas estratégicas para a implantação de diversas políticas públicas, contribuindo na melhoria da qualidade de vida dos moradores, bem como garantindo seus direitos. Nos dois imoveis da ONG funcionam as atividades da educação infantil atendendo mais de 200 crianças, educação de jovens e adultos, grupos de dança, aulas de coral, artesanato, música, cursos nas áreas de corte, costura e diferentes estéticas artísticas.

More news from Nova Vida