Instituto Mãe Terra de Desenvolvimento Social

Profile

Partindo da experiência acumulada no processo de assessoria a assentamentos da reforma agrária e outros grupos produtivos rurais em trabalhos realizados pela comissão pastoral da terra e assessoria técnica coasp na zona da mata paraibana, um grupo de camponeses/as educadores/as, técnicos/as agrícola e em agro ecologia da região,  decidiu colocar em prática um sonho ainda do tempo da universidade: instituir uma organização que pudesse ofertar um tipo de assessoria técnica diferenciada participativa que escutasse as necessidades do seu público e o seu contexto partícula e pudesse com ele construir as alternativas necessárias ao desenvolvimento sustentável do trabalho da produção e da organização política na região em que vivem.

Assim levando em consideração um sonho comum e diversos variáveis do contexto  local, em 27 de maio de 2016 apartir de uma assembléia com todos os interessados, foi criado legalmente o INSTITUTO  MÃE  TERRA DESENVOLVIMENTO SOCIAL_ INTER, uma organização da sociedade civil, sem fins e econômicas.

Endereço:

Rua José Cândido de Oliveira, n: 297
Bairro: Aureliano Pessoa, Jacaraú – PB

Contato:

Márcio – 83 9313-9269
Sérgio – 83 9307-2430
Severina – 83 8745-0204
Email: imterds@.gmail.com

WebSite: https://sites.google.com/view/imterpb/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0

Photos

Mission statement

“Desenvolvimento social e sustentabilidade é a identidade afirmada”.

O Instituto tem como missão contribuir como desenvolvimento social e econômico da população rural da zona da mata, visando as populações rurais paraibanas organizadas, articuladas e desenvolvidas social e economicamente como direitos efetivados e identidade afirmadas.  Somos defensores das seguintes CAUSAS: Defesa do direito à terra e do direito às condições dignas de permanência e desenvolvimento nela, Defesa e difusão da agroecologia, Valorização e incentivo a permanência do jovem no Campo, Defesa da identidade e cultura camponesa, Defesa da classe trabalhadora, Desenvolvimento Territorial sustentável

NOSSOS VALORES :

Coletividade e horizontalidade -> Nós acreditamos na construção coletiva e respeitamos a diversidade de pensamentos e a criatividade individual;

Participação -> Todos os nossos processos são desenvolvidos levando em consideração a participação tanto entre os membros da organização, como do protagonismo do público participante.

Identidade camponesa -> Nossas ações consideram as origens, tradições, a arte e acultura do povo camponês.

Protagonismo -> Nossas ações são comprometidas com o despertar e fortalecimento do protagonismo das populações alcançadas.

Militância -> Nós temos compromisso e sacrifício pela defesa dos valores e direitos

Solidariedade -> Temos o compromisso de estender a mão e ser presença na vida da população camponesa. Sentir com ela suas dores, sonhos, e esperanças.

Respeito a Diversidade -> Nós compreendemos o/a outro/a como ele é independente de qualquer condição ou característica pessoal.

Igualdade de gênero – > Aqui o poder é compartilhado, independente do gênero.