Escola São Tiago

Educando para uma sociedade melhor

Profile

A Escola São Tiago, foi fundada no ano de 1988, no bairro dos Novais, em João Pessoa, capital Paraibana, nasceu pelo trabalho realizado na comunidade São Tiago, que era coordenado pela fundadora, Elizabeth. No inicio o trabalho era cobrado, após um ano de fundação, as atividades passaram a ser gratuitas através de uma ajuda de custo, doada pelos amigos da Alemanha.

A Escola São Tiago, atende hoje 33 crianças de 03 à 05 anos com histórico problemático e de grande vulnerabilidade social , do bairro dos Novais, em João Pessoa, essas crianças ganham uma noção de igualdade social antes de entrar em uma escola pública. O objetivo da Escola é integrar a família dentro da sociedade com uma alternativa de vida com perspectivas, longe da violência, drogas, prostituição, crimes contra integridade física entre outros problemas sociais. O programa educacional, usado pela escola, tem as seguintes finalidades: As crianças entrar na escola pública, já alfabetizada, capacitada a ler e escrever. Quando as crianças terminam o ano escolar e assim deixam o projeto à coordenadora Francisca Sousa da Silva, juntamente com a pedagoga, Joseane Daltro Ribeiro, entregam um relatório narrando histórico social e familiar delas – incluindo os déficits ligados a sua origem violenta – ao professor responsável da escola pública. Esta troca de informações entre o projeto e a escola do bairro garante um melhor apoio e acompanhamento dessas crianças dentro do sistema escolar brasileiro, pois a escola tem como visão, preparar as crianças para um futuro melhor, dentro de uma sociedade.

Adress
Av. Marta Pacheco, 56, Bairro Dos Novais, CEP: 58.088-520 João Pessoa, Paraíba
Coordination
Francisca Sousa da Silva
Contact
0055 83 3234-2227
0055 83 98869-1709
escola_sao_tiago@yahoo.com.br
Website
Facebook Escola São Tiago

Our progress

33

famílias atendidas

33

criançaas na educação escolar

29

anos de atuação

Mission statement

Caminhar em busca de uma sociedade justa

Francisca

A Escola São Tiago, fica localizada no Bairro dos Novais, que faz parte de João Pessoa, Capital Paraibana, é marcado pela pobreza extrema, violência e criminalidade; quem vive no bairro, querendo ou não leva algo daquela aflição para dentro da própria casa, ou nos pensamentos pela falta de perspectivas ou na agressão real, contra familiares. Ataques violentos, lesões corporais graves e ameaças, são por este motivo que muitos deixam o bairro com medo da convivência social. João Pessoa está situada no litoral do estado com 782.739 habitantes. Além de incluir o ponto mais oriental do continente americano ela também é uma das cidades mais antigas do Brasil. A cidade possui praias muito extensas desfrutando os seus fatores geográficos em prol do turismo incluindo uma infraestrutura exemplar para o mesmo e com isso, vem os problemas sociais de alguns bairros da capital, como o bairro dos Novais que fica longe dos famosos pontos turísticos. Com esta preocupação é oferecido à comunidade, a Escola São Tiago, como instrumento na transformação social das famílias que moram no bairro, tirando as crianças da linha de risco, que a comunidade se encontra, e juntos com as famílias a Escola cria uma Ponte na educação e na solidariedade.

As 33 crianças que freqüentam a Escola fazem parte da linha de risco do bairro dos Novais, e a escola serve como assistência tanto para a família quanto para a vida social da criança, e o projeto pensando nisto, oferece diversas atividades, tais como: Acompanhamento pedagógicos para as crianças e suas famílias, Alfabetização, atividades socio-educativas, atividades religiosas e valores humanos, Atualmente é impossibilitada de atender mas crianças, devido ao pequeno espaço, mais o pouco que atende já é uma mudança, pois a semente está sendo plantada. As pedagogas da instituição estão dispostas para mães e familiares a dar conselhos de educação integrando as mesmas no projeto. Crianças que manifestam qualquer tipo de anormalidade de comportamento, problema psicológico ou emocional serão encaminhadas em tempo para ajuda profissional. Uma cooperação entre a escola São Tiago e a escola do bairro garante a continuidade imprescindível do acompanhamento da criança e de sua família. A preparação pré-escolar trabalha em primeiro plano as habilidades de desenhar, escrever e contar além de focar no comportamento social adequado. A escola tem como finalidade facilitar a entrada das crianças na escola pública.