Escola São Tiago

Educando para uma sociedade melhor

Profile

A Escola São Tiago, foi fundada no ano de 1988, no Bairro dos Novais, em João Pessoa, capital de Paraibana. Essa ação, nasceu pelo trabalho realizado na Comunidade São Tiago, que era coordenado pela fundadora Elizabeth Vieira. No início o trabalho era cobrado, após um ano de fundação, ao receber a visita de um casal alemão, FarilenePlasmann, e Thomas Plasmann, decidiram então, tornar a escola filantrópica, onde a escola pudesse receber doações e as crianças da comunidade pudessem estudar sem pagar, as atividades passaram a ser gratuitas através de uma ajuda de custo, doadas por amigos da Alemanha.

Em 1989, foi a chegada de Francisca Sousa, que assumiu a direção da escola e ficou engajada em todos os projetos. Anos depois, houveram muitas mudanças e a escola foi sendo conhecida através da comunidade, e cada vez mais precisando de ajuda para atender as novas demandas de crianças. Neste período, Thomas conheceu o Frei Beda, apresentou para ele os projetos e as dificuldades que a escolinha vinha enfrentado.

O Frei Beda decidiu então, conhecer nosso projeto sem compromisso. Ao chegar na escola, ele se encantou com as crianças e com a dedicação dos professores voluntários.Diante disso, resolveu nos ajudar com as doações que necessitávamos para darmos continuidade a nossos projetos, nos incluindo na Ação Frei Beda( Aktionskreis pater Beda).

A Escola São Tiago atende hoje, 45 crianças de 03 a 05 anos de idade, em contexto social de grande vulnerabilidade no Bairro dos Novais, oferecendo a essas crianças educação infantil do maternal ao jardim II, além da educação infantil, elas recebem dentro do projeto no período de 3 anos, noções básicas de igualdade social e valores humanitários antes de entrar na escola pública. O objetivo da escola é integrar essas crianças dentro da sociedade, com uma perspectiva de vida melhor em parceira com as famílias, longe da violência,drogas, prostituição e outros problemas sociais.

O trabalho pedagógico realizado na escola, tem a finalidade de: Desenvolver as habilidades básicas orais,sociais,motoras, cognitivas das crianças da educação infantil, capacitando estas crianças para ingressar no ensino fundamental I com as habilidades básicas construídas. E também capacitar as crianças para sair alfabetizada no final do projeto. Quando termina o ano letivo e as crianças deixam o projeto, a coordenadora Francisca Sousa da Silva, juntamente com as professoras, entrega um relatório final descrevendo o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, para que os pais levem para a nova escola que a criança irá estudar. Esta troca de informação entre o projeto e a escola nova escola, facilita para escola compreender como está recebendo essa criança, dando uma direção de como acompanhar melhor o desenvolvimento da aprendizagem dessa criança. Pois a escola tem como objetivo preparar as crianças para um futuro melhor dentro da sociedade.

Atualmente nossa equipe de voluntários é composta por 6 pessoas: Francisca Sousa da Silva (Coordenadora / Diretora); Joseane Daltro Ribeiro (Professora); Lília dos Santos Silvestre (Professora);Luiza Guedes Felix da Silva (Professora);Mariana Victória Nascimento Melo (Auxiliar de Professora);Erivan Alves dos Santos (Coordenador Pedagógico).

Adress
Av. Marta Pacheco, 56, Bairro Dos Novais, CEP: 58.088-520 João Pessoa, Paraíba
Coordination
Francisca Sousa da Silva
Contact
0055 83 3234-2227
0055 83 98869-1709
escola_sao_tiago@yahoo.com.br
Website
Facebook Escola São Tiago

Our progress

44

famílias atendidas

45

criançaas na educação escolar

31

anos de atuação

Mission statement

Caminhar em busca de uma sociedade justa

Francisca

A Escola São Tiago, fica localizada no Bairro dos Novais, que faz parte da cidade de João Pessoa capital da Paraíba, o referido bairro é marcado pela pobreza, violência e criminalidade; quem vive nesta localidade, querendo ou não, são atingidos pelos impactos desse contexto, refletindo de forma muito brusca nos lares mais vulneráveis, levando os menos favorecidos a se inserirem na criminalidade deixando ainda mais sem perspectivas de vida. Muitas famílias vêm se destruindo por causa deste contexto social. Algumas famílias preferem se mudar do bairro para proteger suas crianças e adolescentes da violência, criminalidade e principalmente das drogas, que é o fator que vem acabando com as crianças e adolescentes do bairro.

João Pessoa está situada no litoral do estado da Paraíba, de acordo com o último censo de 2010 do IBGE, a população da cidade é de 723.515 habitantes, porém a estimativa populacional para 2018 é de 800.323 habitantes.Além de ter o ponto mais oriental do continente americano, é uma das cidades mais antigas do Brasil, possui praias muito extensas e belas, atraindo os turistas por sua beleza natural, cultural e histórica, mesmo com essas belezas atrativas para o turismos e fortalecendo a economia da cidade, João Pessoa também  tem sérios problemas sociais que atingem principalmente as periferias da cidade, onde se concentra a população mais pobre e vulnerável a todas as misérias socais , e o Bairro dos Novais é uma dessas periferias, onde está localizada a Escola São Tiago.

Diante da preocupação com a vulnerabilidade que o bairro se encontra, é oferecido a esta comunidade, a Escola São Tiago, como instrumento para transformação social das crianças que moram no bairro, em parceria com as famílias, tirando as crianças da linha de risco, que as famílias da comunidade se encontra e juntos com as famílias a escola cria uma ponte de solidariedade humana entre ambas as partes, para favorecer uma educação de qualidade e humana para as crianças.

Observando e analisando o contexto social do bairro, a Escola São Tiago tem oferecido a esta comunidade, um trabalho educativo voltado para educação infantil, atendendo atualmente 45 crianças de 03 a 05 anos de idade, organizadas nas seguintes turmas: Maternal, Jardim I e Jardim II. Além de oferecer o trabalho pedagógico voltado para educação formal, também oferece atividades religiosa, e de valores humanos.

Nossa estrutura física, nos impossibilita de atendermos uma quantidade maior de crianças, devido ao espaço pequeno e por funcionar só o turno da tarde, mas as poucas crianças que atendemos, tentamos realizar um trabalho de qualidade, pois o importante é que estamos plantando as sementes de um futuro melhor para algumas crianças desse bairro.

A equipe de voluntários que atuam na escola, sempre está atenta para fortalecer a parceria com as famílias, dando as orientações necessárias relacionadas ao processo de ensino e aprendizagens das crianças, para que juntos possamos estimular as crianças a se desenvolverem.

As crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, problemas emocionais ou psicológicos etc. Convocamos os pais para conversar e relatamos o que foi observado, orientando os mesmo a procurar um profissional especializados, para poder nos orientar sobre o que foi observado e como podemos ajudar referida criança dentro das suas particularidades, fazendo com que esta criança se desenvolva da melhor maneira possível.

A nossa instituição tem como finalidade, desenvolver as habilidades necessárias das crianças na educação infantil, para ingressar no ensino fundamental.