Turma do Flau

Centro Educacional Profissionalizante do Flau

Profile

O Centro Educacional Profissionalizante do Flau, ou simplesmente Turma do Flau, como é conhecida carinhosamente, é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1982 na comunidade de Brasília Teimosa, a partir do Grupo Mais Um formado por 12 adolescentes, sob a orientação da religiosa Irmã Aurieta. Inicialmente o C.E.P.F. nasceu com a fabricação e venda do picolé de saquinho, sorvete conhecido na comunidade como flau. Como os adolescentes saíam sempre em pequenos grupos a comunidade passou a chamá-los de Turminha do Flau. Porém, com o advento das grandes mudanças do país e conseqüentemente a criação do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, no qual a ONG colaborou com parte dos estudos, reflexão e aprofundamento, o trabalho das crianças não foi mais permitido. Assim, a instituição passou a desenvolver atividades educacionais, culturais, religiosas, de cidadania e iniciação profissional.

A Turma do Flau possui a visão de apoiar os moradores do bairro Brasília Teimosa, através de um trabalho integral, processos participativos com crianças, jovens e famílias. Tem o intuito de construir com a comunidade um bairro mais seguro, justo e sustentável, propiciando perspectivas de viver, morar, trabalhar e aprender com dignidade. O ensino de valores religiosos e caritativos visa fortalecer a convivência solidária com atenção e apreço ao próximo. Além de debates quanto à boa convivência no bairro, há eventos culturais e tradicionais organizados pela Turma do Flau. Ao propiciar conscientização cidadã busca-se estabelecer na comunidade conhecimento sobre os processos políticos que influenciam no desenvolvimento do bairro.

Adress
Rua Espardate 454, Brasília Teimosa 51010070 Recife, Pernambuco
Coordination
Maria Aurieta Duarte Xenofonte
Contact
cepf36@hotmail.com
0055 81 34663059

Photos

Our progress

58

Famílias atendidas

2.000

Mudas produzidas

36

Anos de fundação

Mission statement

Garantir junto aos órgãos competentes o DIREITO E O DEVER da criança e do adolescente, através da prática diária da cidadania e dos direitos humanos inerente a cada um, agregando valores e contribuindo para as grandes mudanças paradigmáticas.

Brasília Teimosa fica na zona sul de Recife, capital de Pernambuco. Localiza-se numa ilha, perto do Oceano Atlântico e do bairro Boa Viagem, um dos bairros mais ricos em Recife. Nos anos 50 pescadores e agricultores começaram a morar na ilha, em palafitas, casas sobre plataformas sustentadas por estacas de madeira. Desde então, houve muitas tentativas de expulsar a população que hoje possui a maior parte do território. No início, os moradores construíam as palafitas de dia e a policia derrubava à noite. Com movimentos sociais fortes, a população foi conseguindo permanecer e construir uma comunidade. A partir disso batizaram o bairro de Brasília, referência à capital do Brasil, com o complemento Teimosa pela teimosia dos moradores em continuar no lugar. Hoje o bairro está mais ainda no foco de grandes empresas devido à localização central e atrativa, contudo, os moradores ousam cantar: “ninguém me expulsa daqui” enfrentando os riscos da especulação imobiliária. Além disso, persistem também problemas nas estruturas básicas como água, esgoto, lixo, eletricidade, sistema de saúde e educação.

 

Aproximadamente 150 crianças e jovens participam das atividades da Turma do Flau. O ensino é ofertado para melhorar o rendimento na escola, contribuindo também para qualificação profissional. São oferecidos diversos cursos, tanto na área profissional como trabalho mecânico de automóveis, informática, cabeleireiro, quanto cursos nas áreas de esporte, musica e arte. As ações visam o fortalecimento do desenvolvimento pessoal, quanto à própria personalidade e trabalho de identidade. Na instituição Turma do Flau há muitos eventos para os moradores do bairro inteiro, no dia a dia é um ponto de comunicação para troca de ideias, especialmente na luta contra a especulação de imóveis ou violência, violação dos direitos humanos. Existe um trabalho com população carcerária cujo intuito é de melhorar a situação dos presidiários, colabora na ressocialização dessas pessoas que entraram em conflito com a lei. O Recanto Frei Beda, no bairro Aldeia, é um terreno na natureza onde as crianças e jovens entram em contato com a natureza, brincam, aprendem com a natureza sobre educação ambiental e projetos de hortas que servem como alimentação na Turma do Flau.
Somando a tudo, há intercâmbios internacionais que fortalecem a aprendizagem cultural e global através do trabalho em rede.

Video