“É MELHOR MORRER NA LUTA, DO QUE MORRER DE FOME” (Margarida Maria Alves).
A CPT é uma entidade sem fins lucrativos e não governamental. Foi fundada em 1975 em Goiânia/GO para apoiar os camponeses em torno de duas motivações: a “luta pela terra” e a “luta na terra”. A Comissão Pastoral da Terra (CPT) é um serviço à causa das famílias do campo brasileiro, aos quais presta apoio e assessoria na organização em vista da defesa de seus direitos e da conquista de espaços econômicos, políticos, sociais e culturais.
A CPT Nacional foi criada no ano de 1975, nesse mesmo ano em Guarabira/PB, foi criada a Pastoral Rural com serviços especializados em acompanhar e assessorar as lutas dos camponeses envolvidos em conflitos por terra. Os conflitos por terra na Região da Diocese de Guarabira passaram a se agravar devido à expansão da cana de açúcar, resultando na expulsão de antigos moradores, posseiros, arrendatários e meeiros que ali residiam.
Em 1975 o Bispo Dom Marcelo Pinto Cavalheira passou a atuar em defesa dos direitos dos homens e das mulheres do campo, desenvolveu atividades de base popular sob a influência da Teologia da Libertação.
No período de 1976 a 2007 os conflitos específicos no meio rural na Diocese de Guarabira foram à luta pela terra. Na época Monsenhor Luigi Alberto Pescarmona ajudou a mobilizar os camponeses(as) da Diocese em Guarabira. Mons. Luigi exerceu a função de agente espiritual da Pastoral Rural, foi alvo de ameaças, calúnias, atentados, inclusive sofreu um processo de expulsão do país por estar à frente da luta por terra em defesa dos trabalhadores.
Em 1985 na Diocese de Guarabira/PB, a Pastoral Rural passou a se chamar Comissão Pastoral da Terra (CPT). Atualmente a CPT está articulada com as Pastorais Sociais da Diocese em Guarabira e com a CPT Paraíba, composta pelas equipes de (Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa e Guarabira) e com a CPT NE2 que compõem os estados da (Paraíba, Pernambuco, Rio grande do Norte e Alagoas).
Como frutos da luta pela terra na região, foram criadas 60 áreas de assentamentos da Reforma Agrária em 16 municípios, contemplando em média 2.850 famílias assentadas. Após a conquista da terra, a luta é para permanecer na terra com dignidade, produzindo e cuidando do meio ambiente.
Nesse caminhar a CPT Guarabira/PB acompanha e assessora aos assentamentos com a centralidade no trabalho de base, seguida pela Pedagogia de Jesus para assim contribuir no processo organizativo das comunidades camponesas, refletindo sobre a permanência das famílias, na terra e no território de modo autônomo, de forma que alcancem a soberania alimentar com a produção de alimentos saudáveis e o cuidando com a “Casa Comum.
A CPT desenvolve ações de incentivo a produção agroecológica e o cuidado com o meio ambiente, articula e assessora as famílias camponesas, realiza ações de incidência política e advocacia, ações com crianças e adolescente nas escolas dos Assentamentos, formação e oficinas com mulheres assentadas, ações de solidariedade, intercâmbio, encontro com jovens na perspectiva do fortalecimento da identidade camponesa, fórum com assentados e lideranças da região do brejo.
VALORES
1. nos seus processos coletivos: de conquista dos direitos e da terra, de resistência na terra,
de produção sustentável (familiar, ecológica, apropriada às diversidades regionais);
2. nos seus processos de formação integral e permanente: a partir das experiências e no esforço de sistematizá-las; com forte acento nas motivações e valores, na mística e espiritualidade;
3. na divulgação de suas vitórias e no combate das injustiças; sempre contribuindo para articular as iniciativas dos povos da terra e das águas e buscando envolver toda a comunidade cristã e a sociedade, na luta pela terra e na terra; no rumo da terra sem males”.
Endereço:
Rua: Dr. Sales, 42 – Centro. CEP: 58200-000 – Guarabira-PB
Coordenação:
Maria Joseane de Souza Rodrigues
Josimar da Costa Santos
Bruno Gomes da Cruz Patrício
Contato:
(83) 996065819
(83) 981042132
(83) 982021979
Email:
joseanesousap@hotmail.com
josimar.cptregionalNE2@gmail.com
Brunogomes8786@gmail.com
WebSite:
Famílias Atendidas
Comunidades beneficiadas com projetos via Adeste
anos de proteção ao meio ambiente
“O SANGUE DOS MÁRTIRES FEZ A SEMENTE SE ESPALHAR” (Trecho da canção acorda América).
Convocada pela memória subversiva do evangelho da vida e da esperança, fiel ao Deus dos pobres, à terra de Deus e aos pobres da terra, ouvindo o clamor que vem dos campos e florestas, seguindo a prática de Jesus..
A CPT quer ser uma presença solidária, profética, ecumênica, fraterna e afetiva, que presta um serviço educativo e transformador junto aos povos da terra e das águas, para estimular e reforçar seu protagonismo..
A CPT reafirma seu caráter pastoral e retoma, com novo vigor, o trabalho de base junto aos povos da terra e das águas, como convivência, promoção, apoio, acompanhamento e assessoria:
.