Associação Cultural Raízes e Asas

Give the ones you love wings to fly, roots to come back and reasons to stay. Dalai Lama

Profile

A Associação Cultural Raízes e Asas – ACRA vem promovendo o desenvolvimento de arte e cultura desde 2005 com o apoio da Paróquia de Santo Antônio. Essa parceria contribuiu bastante para o processo de composição da associação. Desvinculada da Paróquia em 2015, a organização é sem fins lucrativos e visa oportunizar conhecimentos artísticos a jovens e adolescentes oriundos de comunidades em Campo Formoso no estado da Bahia.

A ACRA representa a luta para o fortalecimento da produção e promoção artístico-cultural nos bairros de abrangência da instiuição. Com trabalhos pautados nas questões sociais, colabora para a transformação da vida de crianças, jovens e adolescentes. Desenvolve competências diversas no campo das artes, compartilha conhecimentos na produção de trabalhos pessoais e grupais. Articula a percepção e imaginação para que possam progressivamente desfrutar, valorizar e analisar bens artísticos de diversos povos e culturas. Visa o desenvolvimento da expressividade e boa comunicação com reflexão política dos jovens. A finalidade das ações da ACRA é estimular no âmbito social a prática de atividades que fomentem o desenvolvimento psicossocial e cidadão.

Address
Rua Ulisses Gonçalves, S/N, Casas populares, 44790-000 Campo Formoso, Bahia
Coordination
Robson França Dias
Contact
acracampoformoso@gmail.com
0055 74 9 91336003
Website
www.associacaoculturalraizeseasas.blogspot.com.br
Facebook ACRA

Photos

Our progress

150

crianças e adolescentes atendidos

1.300

pessoas atingidas pelas ações de educação social

9

comunidades rurais e urbanas assistidas pela instituicão

Mission statement

Campo Formoso está situado no norte do estado da Bahia, possui população estimada em 72.000 habitantes, com mais de 170 povoados e vilas distantes da sede do município. Fatores como altos índices de desemprego, aumento de criminalidade, uso abusivo de drogas licitas e ilícitas entre a população nas periferias fizeram com que o trabalho da ACRA se dirigisse para esse cenário. Com sede no bairro Casas Populares, a ONG recebe também jovens de Campo de Aviação, Maria Joana, Vila dos Sonhos e São Francisco, bairros periféricos. É nesse contexto problemático que a entidade se posiciona com propostas de enfrentamento. O foco é oportunizar a transformação dos jovens em agentes ativos e construtores de suas próprias histórias. A ACRA busca constituir espaços para realização de atividades culturais, lúdicas e formativas que contribuam para a formação pessoal de cada indivíduo, transformando vidas através da arte.

 

O trabalho é desenvolvido com formações de grupos distintos no município, aplicando capacitações acerca de diferentes manifestações culturais, fazendo resgate de atividades artísticas populares para valorizar as expressões de cada localidade. As ações são pautadas por temáticas sociais e políticas da vivência do público-alvo, levando-os a uma reflexão sobre a sua importância no meio em que estão inseridos como agentes ativos. Buscam torná-los protagonistas na construção do trabalho coletivo com atividades que tem a finalidade de contribuir para o caráter formativo de práticas e saberes socioculturais. Recentemente, a instituição vem realizando novos trabalhos, analisando principalmente a questão da estrutura familiar, buscando dar condições de desenvolvimento, geração de renda, igualdade de gênero, entre outros temas. Também há atividades lúdicas para crianças com enfoque na cidadania, contando com a multiplicação dos conhecimentos de universitários monitores em diversas áreas, voluntários que contribuem para a construção de um mundo mais igualitário.

 

Video

More news from Associação Cultural Raízes e Asas